Viagem

5 curiosidades sobre a Antuérpia

8 de setembro de 2019

De lendas antigas a festival de m√ļsica eletr√īnica.

Muito pouca gente sabe, mas a Kipling nasceu na Antuérpia, uma charmosa cidade da Bélgica com pouco mais de 510 mil habitantes.

Ela fica bem ao norte do país, na fronteira com a Holanda. Não à toa, o idioma mais falado por lá é o holandês, uma das 3 línguas oficiais do país junto com alemão (predominante na região oeste) e francês (na região sul).

Ainda pouco explorada pelos brasileiros, essa cidade merece uma atenção especial. Por isso, elaboramos uma lista com 5 curiosidades que vão te fazer ver a Antuérpia com outros olhos.

#1 Nome Folclórico

O nome Antwerpen, em holand√™s significa ‚Äúarremessar uma m√£o‚ÄĚ.

A história do nome vem de uma lenda antiga. Segundo ela, um gigante chamado Antigoon vivia em um castelo à beira do rio Scheldt. Ele ordenava a todos que cruzassem o rio, o pagamento de um pedágio.

Quem não pagasse teria uma mão amputada e jogada no rio. Certa vez, um jovem soldado, Brabo, desafiou o gigante e lhe deu o mesmo castigo. Assim, nasceu a Antuérpia.

Antuérpia

#2 Capital Mundial dos Diamantes

A Antuérpia faz jus ao apelido.

A cidade é o maior polo mundial de lapidação de diamantes. Lá, mais de 80% do mercado global de diamante bruto é comercializado.

Aos interessados, o Diamond Quarter é o distrito onde essas preciosidades ganham ainda mais destaque em lojas e fábricas tradicionais.

#3 Segundo Maior Porto do Mundo

O porto da Antuérpia está no coração do continente.

Ele é o segundo maior da Europa, atrás apenas do porto de Roterdam, na Holanda. Desde o século XV, o porto transformou a cidade em um dos principais polos comerciais do Velho Continente.

Hoje, o porto produz energia suficiente para abastecer o cais e a cidade.

#4 Cidade de Fundação da Kipling

Sim, a Kipling nasceu na Bélgica.

Ela foi criada em 1987 por três amigos: Vincent Haverbeke, Paul Van De Velde e Xavier Kegels. Em pouco tempo se tornou uma das marcas casuais mais conhecidas no mundo.

Hoje, existem duas lojas na cidade. Uma fica no bairro dos Diamantes, De Keyserlei 58 e a outra no shopping Wijnegem Shopping Center.

#5 Pertinho do Tomorrowland

Sim, a Antu√©rpia √© a grande cidade mais pr√≥xima do famoso festival de m√ļsica eletr√īnica Tomorrowland. Por essas e outras raz√Ķes, a cidade costuma receber milhares de jovens mochileiros durante o julho.


Comente!