Receitinhas

Receitinha: Donuts

18 de outubro de 2013

Quem nunca assistiu Os Simpsons e n√£o teve vontade de comer os donuts do Homer, n√£o teve inf√Ęncia (ou adolesc√™ncia) #prontofalei

Donuts - ok 1

Para quem n√£o est√° familiarizado com o termo, “donuts” s√£o rosquinhas. E, sim, s√£o gordice. Mas comer uma ou duas nunca fez mal a ningu√©m. Ent√£o, para matar a lombriguinha que vive aqui na minha barriga (e provavelmente na sua), procurei a receita. E achei l√° no A Beautiful Mess.

Massa

Para a massa, você vai precisar de:
1/4 de xícara de água morna
2 1/4 colheres de chá de fermento biológico
1/2 xícara de óleo de canola (e ainda mais para fritar)
1/2 xícara de creme de leite
6 colheres de sopa de a√ß√ļcar
1/2 colher de ch√° de sal
1/4 colher de ch√° de canela
2 1/2 xícaras de água fervente
3 gemas
8 1/2 xícaras de farinha

Donuts cru

Como faz?
Primeiro, misture 1/4 de √°gua morna com o fermento. Mexa um pouquinho e deixe descansar um pouco.

Em uma tigela grande, misture o óleo, o creme de leite, o sal, a canela e o extrato de baunilha. Depois, coloque as 2 1/2 xícaras de água fervente e mexa. Enquanto espera a mistura chegar a temperatura ambiente, pegue a misturinha de água morna com fermento e combine com as gemas. E aí adicione a misturinha das gemas com todo o resto.

Em seguida, comece a colocar a farinha (uma x√≠cara de cada vez) e v√° mexendo. A massa vai ficar bem √ļmida e pegajosa (hihihi).

Unte uma forma com óleo e despeje a massa, para deixá-la crescer durante 1 ou 2 horas. Quando ela estiver pronta, divida-a no meio e coloque-a em uma superfície preparada com um pouquinho de farinha. Aí é hora de se divertir e começar a cortar as rosquinhas Рnão pode esquecer dos buracos! E, então, cubra com um pano de prato e dê à massa mais 30 minutos de descanso, antes de começar a fritar.

Pegue uma panela grande e coloque bastante √≥leo – o suficiente para que os donuts flutuem – e deixe-o bem quente (aproximadamente 180¬ļ). Para testar a temperatura do √≥leo, aproveite a massa que voc√™ cortou para fazer os buraquinhos do donut. O ponto certo √© quando o bolinho fica 30 segundos de cada lado, sem queimar.

Quando o óleo estiver na temperatura certa, comece a fritar as rosquinhas. Deixe um prato com papel toalha pronto, para quando começar as rosquinhas da panela. Assim, o papel toalha sugará todo o óleo extra.

Pronto. Rosquinhas feitas, vamos para a cobertura cor-de-rosa :9

Cobertura

Para a cobertura, você vai precisar de:
1/2 xícara de manteiga
3 colheres de sopa de leite
1 colher de sopa de suco de framboesa fresca
1 colher de ch√° de extrato de baunilha
3 1/ 2 xícaras de chocolate branco
1 1/2 x√≠caras de a√ß√ļcar

Como faz?
Em fogo médio, misture a manteiga, o leite, o suco de framboesa e a baunilha. Mexa até derreter e depois abaixe o fogo. Coloque o chocolate branco e mexa até derreter.

Retire do fogo e bata o a√ß√ļcar em p√≥, meia x√≠cara de cada vez, e pronto.

Antes de cobrir os donuts, espere esfriar um pouquinho ;)

Depois, pra ficar bonitinho, coloque os granulados coloridos.

Donuts - ok 2

E aí, curtiu? Ficou com vontade de fazer em casa? Então aproveite o final de semana para testar e me conte o resultado, hein?!
Beijos e obrigada por tudo, VIKs ‚ô•

Foto de capa: Studio DIY


Comente!