Receitinhas

3 receitas da Rita Lobo para arrasar no jantar

25 de agosto de 2016

Com receitas sofisticadas e deliciosas, mas feitas com uma leveza que s√≥ Rita Lobo consegue passar ao preparar seus pratos, o programa Cozinha Pr√°tica, da GNT, √© um verdadeiro sucesso. Fala s√©rio, n√£o tem como n√£o adorar o jeito com que ela cozinha, dan√ßa e interage com o telespectador e com seus c√Ęmeras. Sim, somos f√£zocas do programa, do livro Panelinha e, tamb√©m, do seu blog. Apaixonadas por receitinhas que somos, e leitoras do blog da apresentadora, n√≥s n√£o soubemos lidar quando ela postou o top 13 de receitas da sexta temporada do programa, ent√£o, dessas 13, escolhemos as nossas tr√™s favoritas e viemos compartilhar com voc√™s. Que tal aproveitar que o fim de semana est√° chegando e convidar a galera para um jantarzinho em sua casa?

Para o happy hour:

Snack_Casca

Ingredientes
casca de 2 batatas-doces
casca de 2 cenouras
1 colher (sopa) de azeite
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo
1. Preaque√ßa o forno a 180 ¬ļC (temperatura m√©dia)

2. Com uma escovinha para legumes lave bem a casca das cenouras e das batatas-doces sob √°gua corrente. Seque bem cada legume com um pano de prato limpo.

3. Utilizando um descascador para legumes, descasque as batatas e as cenouras, tomando cuidado para fazer tiras longas e grossas da casca – utilize as batatas e as cenouras para outra receita.

4. Transfira as cascas para uma assadeira grande Рquanto mais espaço tiver entre as cascas mais crocante elas ficam. Regue com o azeite, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

5. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por cerca de 15 minutos até dourar e ficar crocante Рna metade do tempo dê uma mexida nas cascas com uma espátula para que assem por igual.

6. Retire do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente – as cascas ficam mais crocantes depois que esfriam. Transfira para uma tigela e sirva a seguir como aperitivo.

 Para matar a fome

Sanduíche

PASSO 1- PARA O HOMUS E GRÃO-DE-BICO ASSADO

Ingredientes
1 lata de gr√£o-de-bico (cozido)
1 colher (sopa) de tahine (pasta de gergelim)
1 dente de alho
caldo de 1/2 lim√£o
1 colher (sopa) de azeite
1 pitada de p√°prica doce
sal a gosto

Modo de Preparo
1. Preaque√ßa o forno a 200 ¬ļC (temperatura m√©dia).

2. Passe o gr√£o-de-bico por uma peneira e deixe escorrer bem a √°gua. Transfira metade para uma assadeira e a outra metade para uma tigela.

3. Descasque o alho e transfira para a tigela com o grão-de-bico. Acrescente o caldo de limão e o tahine. Bata com o mixer até ficar liso (se preferir use o processador). Se quiser uma pasta mais fluida, adicione água filtrada aos poucos para bater. Reserve.

4. Tempere o grão-de-bico da assadeira com a páprica doce e uma pitada de sal. Junte o azeite e misture bem. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 20 minutos, até dourar. Enquanto isso, prepare o picles de legumes.

PASSO 2- PARA O PICLES

Ingredientes
1 cenoura pequena
1 beterraba pequena
1 talo de sals√£o
caldo de 1 1/2 lim√£o taiti
2 colheres (sopa) de vinagre
2 colheres (sopa) de mel
1 colher (sopa) de azeite
6 folhas de hortel√£
1 ramo de salsinha
1 pitada de sal

Modo de Preparo
1. Lave e seque a cenoura, a beterraba, o sals√£o e as ervas. Descarte as folhas do sals√£o e descasque a cenoura e a beterraba. Fatie as ervas grosseiramente.

2. Passe a cenoura e a beterraba por um fatiador de legumes para cortar em tirinhas (se preferir, corte os legumes com a faca) e transfira para uma tigela. Corte e descarte a parte branca do salsão. Corte o talo em 3 pedaços Рassim todas as tirinhas ficam do mesmo tamanho, com cerca de 6 cm de comprimento. Fatie cada pedaço em tiras e junte à tigela.

3. Acrescente o caldo de limão, o azeite, o vinagre e o mel. Junte as ervas e tempere com uma pitada de sal. Misture bem e deixe marinar por cerca de 10 minutos Рesse é o tempo certo para o grão-de-bico terminar de assar.

PASSO 3 – PARA A MONTAGEM

Ingredientes
2 pães sírios médios
1 rabanete
azeite a gosto
pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo
1. Retire o gr√£o-de-bico assado do forno e deixe amornar.

2. Com uma escovinha para legumes, lave bem o rabanete sob √°gua corrente. Mantenha a casca e, com um fatiador de legumes, corte em rodelas finas (se preferir, fatie com a faca).

3. Transfira os p√£es para dois pratos. No centro de cada p√£o, espalhe cerca de 3 colheres (sopa) de homus. Disponha fatias de rabanete, sobre o homus, formando um disco.

4. Com dois garfos retire uma porção de picles da tigela Рdeixe escorrer o excesso de caldo Рe coloque no centro de cada sanduíche. Salpique com grão-de-bico assado, regue com azeite e tempere com pimenta-do-reino a gosto.

5. Dobre o pão sírio ao meio e sirva a seguir.

Para o jantarzinho

cuzcuz

PASSO 1- PARA O CUSCUZ MARROQUINO

Ingredientes
1 xícara (chá) de cuscuz marroquino
1 xícara (chá) de caldo de laranja (cerca de 2 laranjas-baía)
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (ch√°) de sal

Modo de Preparo
1. Numa tigela média, coloque o cuscuz marroquino e tempere com o azeite e o sal. Antes de espremer as laranjas, reserve 1 tira da casca para utilizar no molho.

2. Coe o caldo de laranja sobre uma jarra de vidro e leve para aquecer no micro-ondas por cerca de 1 minuto – n√£o deixe ferver para n√£o amargar. Regue o cuscuz com o caldo, misture e tampe com um prato para abafar. Deixe hidratar por cerca de 5 minutos. Solte os gr√£os com um garfo e reserve.

PASSO 2- PARA A BERINJELA

Ingredientes
1 berinjela
1 lata de tomate pelado em cubos
1 piment√£o vermelho
1/2 cebola picada
1 dente de alho picado
1/4 de xícara (chá) de água
1/4 de xícara (chá) de uvas-passas brancas
2 colheres (sopa) de azeite
1/2 colher (ch√°) de p√°prica defumada
1 folha de louro
1 tira de casca de laranja
1/4 de xícara (chá) de amendoim torrado, sem casca e sem sal picado
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo
1. Lave, descarte as pontas e corte a berinjela em 8 rodelas grossas, de cerca de 2 cm. Transfira para uma tigela, junte 1 colher (sopa) de sal e cubra com √°gua. Misture bem e tampe com um prato fundo – assim todas as rodelas ficam imersas. Deixe a berinjela de molho enquanto prepara os outros ingredientes – a √°gua com sal ajuda a diminuir o amargor do legume.

2. Descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave, descarte as sementes e corte o piment√£o em cubinhos.

3. Leve ao fogo médio uma frigideira com borda alta. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite e junte a cebola e o pimentão picados. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 4 minutos até murchar bem.

4. Adicione o alho, a folha de louro, a páprica defumada e mexa por 1 minuto apenas para perfumar. Junte o tomate pelado (com o líquido), a água, a casca de laranja e as uvas-passas. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e misture bem. Diminua o fogo e deixe cozinhar, em fogo baixo, por cerca de 15 minutos até encorpar Рmexa de vez em quando para não queimar no fundo.

5. Enquanto o molho cozinha, escorra a √°gua das berinjelas. Coloque as rodelas sobre um pano de prato limpo e seque bem.

6. Leve ao fogo m√©dio uma bistequeira (ou frigideira antiaderente). Quando estiver bem quente, regue com ¬Ĺ colher (sopa) de azeite e adicione as rodelas de berinjela. Deixe por cerca de 5 minutos at√© ficar bem dourada. Regue as fatias com mais ¬Ĺ colher (sopa) de azeite e vire com uma pin√ßa para dourar o outro lado por igual.

7. Transfira as berinjelas douradas para uma travessa. Desligue o fogo e transfira o molho para uma tigela.

8. Para montar os pratos: coloque algumas colheradas de cuscuz marroquino, disponha duas fatias de berinjela e cubra com o molho. Salpique com amendoim picado e sirva a seguir.

Pronto! Agora é só colocar o avental e impressionar a galera com esses quitutes incríveis! ♥ 

Michele Santos

A Mih foi a¬†I Correspondente Kipling do Sudeste e √© dona do My Other Bag is Chanel, carinhosamente chamado de MOBIC. Ela √© uma¬†geminiana indecisa, n√£o vive sem m√ļsica e s√©ries e, agora, tamb√©m traz conte√ļdo para voc√™s! :)

Saiba mais em: Blog, Facebook, Instagram.


Comente!