O Que Ta Rolando
Latin Flower: o que você precisa saber sobre Frida Kahlo
5 de julho de 2016
Uma das principais inspirações para a coleção Latin Flower foi a maravilhosa Frida Kahlo. Conhecida por seu estilo, arte e força, a pintora, hoje em dia, é muito citada em páginas da internet, domina ilustrações e estampa roupas e objetos decorativos. Mas você sabe quem é a mulher que é tida como símbolo de resistência e que foi base para uma das nossas coleções mais lindas dos últimos tempos?
Se você pensa que a vida de Frida Kahlo foi difícil, bem, você está certa. Mas o que fez dela uma verdadeira fonte de inspiração é que a pintora viu beleza em cada uma dessas passagens. Quando era criança, ela contraiu poliomielite e uma das sequelas foi uma lesão no pé que rendeu um apelido pejorativo como “Frida Perna-de-Pau”. Anos depois, ela sofreu um grave acidente que exigiu 35 cirurgias e não podia sair da cama, então, começou a pintar e descobriu o que viria ser sua principal fonte de reconhecimento: a arte. Ela via na arte uma forma de expressão, de desabafo e de representação e, não à toa, consagrou seu nome no segmento. Anos depois, Frida precisou amputar a perna esquerda e, em depressão, pintou o icônico “Natureza Morta (Viva a Vida)” – quadro em que ela escreve a famosa frase “Viva a Vida” -, usando a arte, mais uma vez, como fonte de força para momentos de extrema dificuldade.
Foto: Reprodução
Não precisamos falar tanto sobre o estilo da Frida porque, bem, ela inspirou nossa coleção e várias outras ao redor do mundo. Suas composições eram feitas com o mesmo cuidado que dedicava às suas pinturas, por isso, ela usava suas roupas como forma de expressão de sua personalidade forte e de sua resistência. Os principais elementos que ditavam o estilo de Frida eram joias trabalhadas no estilo pré-colombiano, flores na cabeça e penteados no estilo Tehuantepec (predominante na região do México), saias e xales que remetiam levemente ao estilo indiano e uma paleta de cores em tons fortes. Seu estilo marcou tanto que, em 2012, ela foi capa da Vogue mexicana (by the way, é a foto da nossa capa).
Além da moda, Frida inspira outras formas de arte, como a música. O álbum “Viva La Vida“, do Coldplay, tem esse nome justamente pela pintura que citamos lá em cima e, além do grupo inglês, os americanos do Red Hot Chili Peppers foram fortemente influenciados pela vida da artista na hora de escrever “Scar Tissue“, uma das músicas mais bonitas da banda. Na internet, Frida é parafraseada diariamente e suas frases impactam e estampam pôsteres e camisetas. Quem nunca leu a famosa “Donde no puedas amar, no te demores” nessa internet de meu Deus, né? :)
Se você ficou ainda mais interessada pela Frida, acho legal você assistir ao filme, estrelado pela maravilhosa Salma Hayek (tem na Netflix!) e os livros “Frida: A Biografia” e “O Diário de Frida Kahlo: Um Autorretrato Íntimo“.
E aí, curtiu? Então reveja a lindeza da nossa coleção que teve essa musa como inspiração! ♥
INSCREVA-SE
Pingback: Blog da Kipling - 3 filmes para se apaixonar (ainda mais) por arte
Pingback: 5 mulheres incríveis para você conhecer a história – Blog da Kipling