Moda

Museu de bolsas em Amsterdam

17 de outubro de 2016

Ooi! Apareceu a margarida, olê olê olá hahah

O post de hoje tem algumas curiosidades diretamente do Museu das Bolsas, que fica em Amsterdam. A Fla e a Pri, que trabalham aqui conosco, fizeram uma viagem até lá para uma convenção internacional da Kipling e aproveitaram pra conhecer um pouco do museu, da história das bolsas e também pra tirar algumas fotos de lá.

Eu, particularmente, adoro museus! Principalmente quando s√£o sobre algo que est√° t√£o presente no nosso dia a dia, at√© hoje, como s√£o as bolsas. Adoro saber a hist√≥ria, as transforma√ß√Ķes e tudo o que um objeto passou, at√© a forma que tem hoje. Por isso, trouxe alguns dos t√≥picos e curiosidades mais legais desse tour das meninas!

01carteiras

Sabia que as carteiras, no S√©culo XVII, eram usadas pra levar… cartas? haha Parece √≥bvio pelo nome “carteira” (em ingl√™s eram chamadas de “letter case”, agora √© mais comum “wallet”), mas o mais legal era que, al√©m de documentos importantes como pap√©is de banco, muitas pessoas usavam para carregar cartas de amor ‚ô•! Posso falar? Achei a coisa mais linda hahaha Por isso, muitas das carteiras tinham acabamentos diferenciados, com materiais inusitados e brilhantes e com desenhos fofos que simbolizavam o amor e a lealdade: cupidos, cora√ß√Ķes com (ou sem) chamas, a deusa V√™nus, dois cachorrinhos (s√≠mbolo de fidelidade), duas pombinhas ou uma √Ęncora (s√≠mbolo de esperan√ßa). Incr√≠vel demais!

J√° no S√©culo XVIII, era mais comum as mulheres carregarem nas carteiras pequenos caderninhos onde elas anotavam tudo: fofocas, dicas de moda e beleza, poemas, receitas… Olha a√≠, √© o come√ßo do Bullet Journal hahahahawal

02work

 

Os modelos de Workbags da Kipling já estão se tornando velhas conhecidas nossas, mas a verdade é que as bolsas para trabalho já são uma moda antiga e um acessório indispensável para as mulheres carregarem consigo seus materiais de costura. Essas da foto, por exemplo, eram sucesso em 1770! Elas eram em tecido, enfeitadas com bordados e laços e o fecho era com cordão. Normalmente elas mesmas enfeitavam as próprias bolsas, mas também era possível adquirir em lojas elas já enfeitadinhas.

03marfim

No século XIX, muitas bolsas eram decoradas com marfim. Achei incrível, pois as bolsas eram feitas de couro e levavam uma peça de marfim entalhada com imagens por cima, deixando exposta a cor de fundo da bolsa nessas imagens. Chiquérrimas! ahhaha

04materiais

Nos primeiros 30 anos do S√©culo XIX, foram usadas novas tecnologias e materiais, trazidas pela Revolu√ß√£o Industrial, para inovar na ind√ļstria de bolsas e produzir melhor e mais r√°pido. Um bom exemplo √© essa bolsa clara da montagem, feita de papel mach√™ e a√ßo recortado, que, na √©poca, era usado para fazer j√≥ias, pentes, bot√Ķes e al√ßas de rel√≥gio. Outros materiais inovadores foram palha, madeira, bamboo, etc…

05realeza

No museu tem uma área dedicada a bolsas de viagem da realeza. Durante o Século XIX as viagens se tornaram mais confortáveis, velozes e baratas, por causa dos novos trens e barcos a vapor. Por causa disso, as pessoas passaram a viajar mais e, naturalmente, a variedade de malas e bolsas para viagem começou a crescer. Na foto acima tem alguns exemplos de malas usadas pela realeza.

06diferentes3

E a √ļltima categoria √© uma das mais legais: bolsas diferentonas! Atrav√©s dos s√©culos a vontade de tornar as bolsas mais not√°veis fez com que surgissem v√°rios modelos super criativos. Nos anos 30, a estilista Elsa Schiaparelli causou com suas bolsas e acess√≥rios surrealistas. O seu modelo inspirado no navio franc√™s SS Normandie (em destaque na imagem), foi distribu√≠do para todos os passageiros da primeira classe do cruzeiro em sua viagem inaugural da Fran√ßa at√© os Estados Unidos, em 1935. Incr√≠vel! :D

E aí, curtiram esse tour pela história das bolsas? E ah, me contem qual curiosidade vocês acharam mais incrível!

Beijo beijo!

Foto da capa: Amusing Planet


Comente!