Entretenimento

100 anos de Moda – A Belle Époque

9 de janeiro de 2014

A gente é apaixonada por moda e já faz um tempinho que nós pensamos em um projeto para escrever sobre a história da moda. Decidimos fazer uma linha do tempo, onde a gente vai contando década a década a evolução da moda. A ideia é trazer ainda mais inspiração e conteúdo para quem também se interessa pelo assunto. E como conhecimento nunca é demais. Vamos contar em posts a história dos últimos 100 anos, por que é neste período que a moda tem maior atividade e é muito mais expressiva.

Hoje vamos falar da Belle Époque, um movimento que surgiu na França, entre 1890 e 1900, foi um avanço cultural, nesta época surgiram os telefones, os carros e os aviões. Tudo tinha um toque de luxo e de modernidade. A moda retratava bem o estilo, tudo era curvilíneo, principalmente a silhueta das mulheres, que ficavam em forma de “S” com a ajuda de espartilhos apertadíssimos.

Os vestidos eram muito românticos e cheios de detalhes, em tecidos finos e rendas, dando uma aparência fluida. Foi em 1910, que as mulheres se libertaram dos corpetes e os vestidos mudaram um pouco. Eles ficaram mais ousados, tinham corte reto, com saias menos amplas e decotes. Os acessórios eram ricos em detalhes, como chapéus enormes e sombrinhas bordadas.

post02

Série Dontown Abbey

Foi neste período também que as mulheres começaram a trabalhar fora e dirigir. Com isso, surgiram roupas com corte masculino, como blazers e paletós. Mas toda essa beleza teve fim. Em 1914, começou a I Guerra Mundial, onde as necessidades sociais mudaram e, consequentemente, a moda também mudou.

Para entender bem como as coisas eram naquela época, assista ao filme Titanic (1999), o figurino de Rose Downson mostra exatamente o que as mulheres da época usavam, e são vestidos maravilhosos! Outra dica boa é a série Dontown Abbey, que também tem um trabalho de figurino impecável.

post01

Pinterest | Pinterest | Pinterest

Gostaram do post? Vocês gostam de história da moda? Comentem, contem para a gente!

Beijos e até mais! :)

Nat

   A Cami é estudante de Moda e faz parte do time de conteúdo do blog oficial da Kipling.  Apaixonada por música, livros, filmes e roupas, ela mescla tudo e transita sobre todos os assuntos com a maior facilidade.  Adora escrever, ama tecnologia, é heavy user das redes sociais! 

Quer saber um pouco mais? Instagram | Facebook


Comente!

            

  • Lala
    11 de janeiro de 2014 às 16:52

    Amei o post!!
    A ideia é genial!
    Aguardarei por mais desse tipo <3
    Beijão, Lala.