Live Light

O que é e por que praticar o Mindfulness?

16 de maio de 2019

Com mais de 30 anos de pesquisas o Mindfulness ganha força para se tornar uma prática imprescindível para uma boa qualidade de vida.

A aten√ß√£o √© um m√ļsculo.

Assim como treinar para ficar mais forte, o m√ļsculo da aten√ß√£o tamb√©m pode e deve ser fortalecido.

O mindfulness (em portugu√™s, Aten√ß√£o Plena) √© um campo de estudo sobre o exerc√≠cio da aten√ß√£o. √Č a pr√°tica de se tornar o observador de si mesmo.

Nosso cérebro tem a tendência de economizar atenção. Quando fazemos a mesma coisa várias vezes, conseguimos fazer sem nem perceber.

Um an√ļncio na televis√£o, uma mensagem de WhatsApp que apita no celular‚Ķ.estamos acostumados a precisar de est√≠mulos externos para que nossa aten√ß√£o seja chamada.

Mas, para alcançar níveis mais profundos de qualidade de vida e performance precisamos exercitar a atenção dentro de nossas próprias mentes.

Como funciona?

Sentado com a coluna ereta e os olhos fechados, levamos a atenção à nossa respiração. Sem tentar controlá-la, apenas observamos o ar saindo e entrando.

Se o pensamento fugir para outro lugar, conscientemente trazemos ele de volta à nossa respiração.

Esse √© o princ√≠pio b√°sico do Mindfulness. Esse √© o exerc√≠cio que fortalece os circuitos de aten√ß√£o nas conex√Ķes do nosso c√©rebro.

Quais são os benefícios do Mindfulness?

A maioria de nós passa o dia cercado por pressão e estresse.

Mais vezes do que gostaríamos somos tomados por sentimentos como raiva, ansiedade e tristeza.

Sabe aquele momento em que a gente perde o controle sobre si mesmo? Quando estamos assim costumamos fazer coisas das quais nos arrependemos depois né?

A prática de Mindfulness nos permite observar esses sentimentos e retomar o controle sobre nós mesmos.

Aos poucos vamos trocando estresse e ansiedade por otimismo e entusiasmo.

O benefícios do Mindfulness (confira aqui uma lista de livros sobre o assunto) não surgem do dia para a noite, mas com a prática eles aparecem.

Quanto antes você começar a praticar, antes vai usufruir de uma vida melhor de ser vivida.


Comente!