Correspondente Kipling

3 vistas incríveis da Grande Vitória no Espírito Santo

7 de março de 2017

O Espírito Santo foi um dos estados brasileiros que eu mais amei conhecer. É sem dúvida um lugar para todos os gostos, com praias maravilhosas, região serrana também incrível e ótima gastronomia. Nas minhas viagens eu sempre tenho tentando ver as cidades de cima, acho uma experiência maravilhosa, como comentei no post de trilhas. E no Espírito Santo não foi diferente, conheci 3 das vistas mais lindas da Grande Vitória, capital capixaba e região metropolitana.

Parque da Fonte Grande em Vitória

O Parque Estadual da Fonte Grande fica em Vitória é famoso por proporcionar uma das vistas mais lindas da cidade. Entrando no parque, são 3 km de subida, que dá para fazer de carro, bike ou a pé. No caminho têm 2 mirantes que já dá para curtir a vista, mas no topo ficam os principais: Mirante da Cidade e o Mirante do Sumaré.

O Mirante da cidade tem 295 m de altitude e uma vista panorâmica de parte da cidade de Vitória, além da Pedra dos Dois Olhos e da Praia de Camburi. Dá pra ver também o Convento da Penha, a Terceira Ponte e Morro do Moreno em Vila Velha e o Mestre Álvaro na Serra.

O Mirante do Sumaré tem acesso pela Trilha da Pedra da Batata. São só 320 m com nível bem fácil e a vista é ainda mais maravilhosa que o da cidade. Eu indico irem perto do horário do por do sol, é realmente impressionante. São 215 m de altitude e uma vista linda da Grande Vitória, região de Santo Antônio, São Pedro, Ilha das Caieiras e parte da Baía de Vitória. Também dá pra ver a cidade de Vila Velha, a Terceira Ponte e o Morro do Moreno.

O que é a Grande Vitória?
Região metropolitana que inclui Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.

Informações:
Local: 
Estrada Tião Sá, S/N – Conduza, ES
Telefone: (27) 3381-3521 (administração/agendamento de visitas monitoradas)
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 8 às 17h

Acesso:
Rua Antônio Dell Antonia – Fradinhos – e Rua Alziro Viana – Centro (para pedestres)
Rodovia Serafim Derenzi e Estrada Tião Sá – Grande Vitória (subida para veículos)

Convento da Penha no ES

O Convento da Penha é um dos grandes cartões postais do Espírito Santo. Está a 154m de altitude e dá pra vê-lo de vários lugares de Vitória e Vila Velha. O acesso ao convento pode ser feito à pé, de carro ou em vans que ficam na entrada levando visitantes. Um dos caminhos pra pedestres é a Ladeira da Penitência, bem íngreme e irregular, com cerca de 500m de extensão.

Chegando Largo do convento (Campinho) dá pra ter uma primeira vista da Grande Vitória. Para chegar à igreja principal, tem mais uma subida de cerca de 100m que pode ser feita pelo caminho de pedras (atalho do acesso pra pedestres). Depois do caminho das pedras, temos uma uma vista linda da cidade de Vila Velha e da Terceira Ponte. Mais uma escadinha dá acesso à igreja. Saindo pelas laterais da igreja, mais paisagens incríveis. Dá pra ver a Baía de Vitória, as cidades de Vitória e Vila Velha e o Mestre Álvaro na Serra capixaba. É uma visão 360° ao redor do convento.

Informações:
Local: Rua Vasco Coutinho, s/n – Prainha – Vila Velha, ES
Telefone: (27) 3329-0420
Entrada gratuita

Morro do Moreno em Vila Velha

O Morro do Moreno fica na Praia da Costa em Vila Velha, tem 184m  de altitude e atrações de aventura como saltos de parapente, asa-delta e prática de escalada. Desses três lugares é o que tem mais difícil acesso. Pelo acesso sul que é o mais usado, dá subir pelas trilhas ou pela estrada/pista.

A mais conhecida Trilha da Raiz é considerada moderada, dura cerca de 1 hora e meia e tem alguns trechos muito inclinados que é preciso subir com ajuda de raízes ou corda. Nós fizemos a trilha pela estrada, que tem cerca de 2 km e é bem íngreme, mas não exige conhecimento de trekking. Foi uma subida de 30-40 minutos a pé, mas é possível também para subir de bike, moto ou carro 4×4.

A vista do topo do morro é maravilhosa! Dá pra ver Vitória, Vila Velha e o Mestre Álvaro, na Serra.

Informações:
Local: Praia da Costa – Vila Velha, ES

Acesso:
Pela Rua Desembargador Augusto Botelho (rua de retorno pra o centro de Vila Velha). Entre na Rua João Joaquim da Mota e siga reto até o final. À direita, entre na Rua Xavantes, onde pode começar a subida.

Você conhece o Espírito Santo?
Qual é a sua vista preferida?

Katarina Holanda

A Kat é fotógrafa, dona do Outro blog e mãe do pug Bacon. Pernambucana morando no interior de SP, ela acredita que o lar está nas relações e sensações. Ama comer, viajar e domingo no sofá com filmes, jogos e séries. ♥

Saiba mais em: Blog, Facebook, Twitter, Instagram.


Comente!

            

  • Tatyanna Gois
    8 de março de 2017 às 12:12

    A vista do Convento da Penha é incrível mesmo, Kat! Fui lá uma vez e fiquei encantada! <3