Correspondente Kipling

Volta às aulas: prepare-se!

15 de fevereiro de 2013

‚ÄúEsse ano eu vou estudar mais!‚ÄĚ, ‚ÄúEsse ano serei mais organizada(o)!‚ÄĚ Quem nunca disse ou pensou essas frases antes de voltar √† rotina de estudo? Pensando nisso, resolvi escrever esse post com dicas de como conseguir se organizar melhor e estudar mais em 2013!

Como normalmente o nosso ambiente de estudo √© o pr√≥prio quarto, o ideal seria conseguir fazer uma faxina nele todo: esvaziar o arm√°rio, c√īmoda, estante, prateleiras‚Ķ TUDO e deixar somente aquilo que √© realmente necess√°rio ‚Äď algu√©m a√≠ j√° praticou o desapego esse ano? Fazendo isso conseguimos deixar o nosso ambiente bem mais leve e organizado.

Como sei que nem sempre temos tempo de fazer esse tipo de faxina (que algumas vezes pode durar mais de um dia!), que tal focar na escrivaninha? Afinal, √© l√° que passamos uma boa parte do dia quando as aulas come√ßam. Monte uma lista de m√ļsicas divertidas e deixe tocando enquanto esvazia a sua mesa. Tente deix√°-la o mais organizada poss√≠vel e de uma forma que te ajude a se concentrar, n√£o o contr√°rio (claro!). Por exemplo, se voc√™ j√° tem dificuldade de se concentrar normalmente, √© melhor deixar o menor n√ļmero de est√≠mulos poss√≠veis nesse ambiente. Se voc√™ √© do tipo que adora e precisa usar muitas coisas (canetas coloridas, marcadores, post-its etc.) enquanto estuda, tente deixar todo esse material organizado na sua mesa. Eu, por exemplo, tenho uma caneca cheia de canetas coloridas, outra cheia de marcadores, outra com l√°pis e lapiseira‚Ķ

Que tal usar um quadro de avisos com lembretes? Uma ideia muito legal √© fazer um calend√°rio (como o da foto acima) marcando em destaque os dias de provas e entregas/apresenta√ß√Ķes de trabalho. Assim fica mais f√°cil de lembrar e de se programar! Pra se animar e deixar o seu mural ainda mais a sua cara, que tal personalizar ele como nesse¬†D.I.Y? Quanto mais colocamos a nossa personalidade nos objetos do nosso quarto, mais nos identificamos e usamos ele!

Sempre leve na mochila uma agenda para anotar tudo o que tem que ser feito. Assim você não corre o risco de não entregar um trabalho ou esquecer de estudar um capítulo pra prova de biologia.

Todos os dias, depois de descansar, faça um lista com tudo o que precisa ser feito naquele dia e com algo importante que precise ser feito naquela semana (por exemplo um trabalho ou estudar pra uma prova específica). Faça um planejamento de quanto tempo mais ou menos você precisará dedicar para realizar cada um dos itens e, a medida que for concluindo, marque com um ok. Se sobrar tempo, tente adiantar aqueles itens que precisam ser feito na semana, assim não corre o risco de ficar acumulando tarefas.

Descubra qual é o horário em que você mais consegue render e reserve ele para estudar respeitando o seu bio ritmo. Se você sente sono depois do almoço separe uns 20 minutos para tirar um cochilo porque senão você não vai conseguir render aquilo que poderia e corre o risco de dormir em cima da mesa. Na época do colégio, meu horário de estudo era das 14h00 às 18h00 e na faculdade comecei a render melhor a partir das 17h00.

Nada de ficar estudando direto! J√° foi comprovado cientificamente que todas as pessoas apresentam um limite na capacidade de manter a aten√ß√£o por um longo tempo. Para render no estudo fa√ßa pausas de 5-10 minutos a cada 40 minutos de estudo. Para relaxar fa√ßa um lanche, escute uma m√ļsica, leia um cap√≠tulo do livro que est√° na sua cabeceira‚Ķs√≥ n√£o vale cochilar porque a√≠ √© dif√≠cil de voltar a estudar, heim?

Algumas pessoas t√™m facilidade de lembrar das coisas por caracter√≠sticas visuais. Por exemplo: uma vez eu estava fazendo uma prova de Nosologia e Nosografia II e quando eu li a pergunta na mesma hora eu pensei ‚Äúisso est√° anotado em um post-it verde no canto superior esquerdo do caderno‚ÄĚ.¬†Outras pessoas t√™m facilidade de lembrar por caracter√≠sticas auditivas (normalmente essas pessoas costumam ler em voz alta quando est√£o estudando, ou anotam quase nada durante a aula, pois conseguem memorizar bem pelo que o professor est√° falando). H√° tamb√©m pessoas que lembram das coisas por causa de um cheiro que sentiu enquanto estava estudando algo. Por exemplo: Quando eu estava estudando sobre emo√ß√Ķes em 2007, choveu muito e eu senti cheiro de chuva na hora (maravilha, n√©?). Eu lembro disso at√© hoje :)

Eu sou uma pessoa que tem memória visual, auditiva, olfativa, de paladar… :P O legal é tentar descobrir qual é o seu principal tipo de memória e tirar vantagem disso, estudando de acordo com ele.

Enquanto você não descobre qual é o seu, recomendo que, na hora de estudar, use post-its e marca-texto coloridos para destacar assuntos importantes, conceitos, fórmulas etc. Isso ajuda muito, pois quando escrevemos ou destacamos de alguma forma, nossa atenção é focada para aquilo e armazena mais facilmente na memória.

E aí, gostaram das dicas? Boa volta às aulas, pessoal! (:
A Mel √© a Correspondente Oficial da regi√£o Sul.¬†√Č sonhadora e adora fotografar os pr√≥prios sonhos. Tem um cachorrinho fofo, o Spock, e adora livros, m√ļsicas e decora√ß√£o. Ela comanda o¬†A Series of Serendipity, onde compartilha o seu pr√≥prio jeito de ver o mundo.

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Kipling

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Comente!

            

  • 15 de fevereiro de 2013 √†s 18:00

    Eu amo a Mel!!! Ela é a melhor blogueira do mundo haha.

  • Valmir
    15 de fevereiro de 2013 às 18:08

    Ola Mel, gostei da sua proposta para organizar o tempo. Penso que poderei me organizar a partir dela. vou-me! Comprar Post it. …. valeu.

  • 15 de fevereiro de 2013 √†s 18:10

    Adorei!!!!!! E o DIY do Quadro Organziador é muito fofo e bem explicadinho com o todos os DIY que ela faz no blog! :)

  • Lorena Novaes
    15 de fevereiro de 2013 às 18:27

    Eu ameeei demais *_*

    e quero saber uma coisa que n√£o tem nada a ver com isso.
    qual é a fonte que vcs usaram pra fazer as legendas das fotos?
    to procurando faz tempo e n√£o acho :(

  • 15 de fevereiro de 2013 √†s 18:36

    Que postagem mais linda. Adorei as fotos, a edição.. as dicas. *-*

  • Maria Eduarda
    15 de fevereiro de 2013 às 18:46

    Mel! Que post ótimo, amei viu? A Kipling tem sorte de ter você como correspondente hehehe.

    Mil beijos. :)

  • 15 de fevereiro de 2013 √†s 18:50

    Adorei as dicas! Eu realmente preciso me organizar mais esse semestre! hahah

  • 15 de fevereiro de 2013 √†s 19:09

    Ameei as dicas! Muitas meninas ficam com algumas d√ļvidas, ent√£o a Mel explicou de um jeito super simples e pr√°tico! ^^

  • 15 de fevereiro de 2013 √†s 19:10

    Eu adorei o post, vai com certeza me ajudar muito esse ano, ah como a Zezinha disse eu também adorei o DIY e concordo com ela porque todos são explicadinhos *-*

  • Laura Rodrigues
    15 de fevereiro de 2013 às 19:31

    Amei o post, Mel! Acho que vai me ajudar muito, já que sou super desorganizada quando a questão é estudos. HAHAHAHA :D

  • Gabriella Rodrigues
    15 de fevereiro de 2013 às 19:32

    Amei o post,suas coisas s√£o muito fofas<3
    uma-garota-e-um-blog.blogspot.com.br

  • 15 de fevereiro de 2013 √†s 19:38

    Os posts da Mel s√£o todos trabalhados na fofura <3

    A harmonia entre o texto, as dicas e as fotos está presente em todo o post e com certeza será de grande ajuda para o pessoal que está no colégio e na faculdade, ou que simplesmente precise se reeducar no quesito organização.

    Louise.

  • Vih
    15 de fevereiro de 2013 às 20:39

    Adorei o post, ficou lindo <3 e ótimas dicas ;)

  • Patty
    15 de fevereiro de 2013 às 21:56

    A Mel √© muiiiiiiitcho fofa! √ďtimas dicas como sempre.

  • 15 de fevereiro de 2013 √†s 22:09

    Lorena Novaes, a fonte que a MeL usou para escrever nas fotos é a BRAIN FLOWER, é a que ela mais usa no blog! :)

  • 16 de fevereiro de 2013 √†s 12:15

    Parabéns Mel! Seu post ficou muito lindo e que organização perfeita.
    Beijinhos amorinha ‚̧

  • Bruna Guedes
    17 de fevereiro de 2013 às 19:51

    Adorei o post e adoro o blog da Mel, sempre com novidades e ótimas dicas como essa *-*
    beijoss

  • Lorena Novaes
    18 de fevereiro de 2013 às 12:29

    Obrigado Zezinha :)

  • Luhana Moraes
    18 de fevereiro de 2013 às 19:42

    Genthy! que post mais fofo! Dicas maravilhosas, organizadinho e perfeito! Amei! Tinha que deixar meus parabéns!

  • Giovana
    26 de janeiro de 2015 às 17:21

    Queria queria dizer que desapegar é muito bom gente! Tirei 7 sacolas de coisas que eu não usava dentro do meu quarto, nem dá pra acreditar, né ?! Amei o post Mel ♥