Correspondente Kipling

Organizando sua viagem – Documentos

23 de outubro de 2014

Amor por viajar √© um neg√≥cio praticamente un√Ęnime, n√©? Tamb√©m, pudera, √© bom demais conhecer lugares novos, ter experi√™ncias diferentes, se sentir mais livre.

Mas se tem uma coisa que tamb√©m √© un√Ęnime, √© a chatice de organizar documentos, vistos, seguros, dinheiro, cart√Ķes, e etc. Esta burocraciazinha que voc√™ tem que lidar antes √© o que garante que sua viagem seja t√£o legal e despreocupante. Ent√£o, mesmo sendo chato n√£o d√° pra deixar as coisas a Deus dar√°.

E se hoje você entrou no GWS / Blog da Kipling e de repente se interessou por este post porque tá prestes a fazer uma viagem, hoje é seu dia de sorte. Vou dar uma desmistificada no assunto e tentar resumir quais os documentos que não podem faltar na sua carteira.

Estas dicas s√£o muito baseadas nas minhas experi√™ncias pessoais e nas do meu amigo Google. √Č sempre v√°lido ter dupla aten√ß√£o nas sua prefer√™ncias pr√≥prias e do local que vai visitar.

Dito isso, bora pro checklist de cart√Ķes, seguros, e outros documentos essenciais pra hora de viajar?

carteira-kipling-01

carteira-kipling-03

Passaporte / Identidade

Bom, isso é o básico do básico, né? hahaha Vai fazer uma viagem pro exterior leve o passaporte. Se for pra qualquer país que faça parte do Mercosul, leve identidade. Não pode ser carteira de motorista.

Para a Europa h√° uma exig√™ncia atual em que seu passaporte tenha que ter validade de pelo menos 3 meses depois da data de volta ao Brasil. Ou seja, se voc√™ volta dia 1¬į de janeiro, seu passaporte tem que estar v√°lido at√© pelo menos 1¬į de mar√ßo.

Quando viajo sempre faço uma xerox do documento que eu tiver levando, reconheço firma, e ando com ela. O original deixo no cofre do albergue ou hotel.

Dinheiro, travel cards, cartão de débito e crédito

Atualmente o melhor jeito de economizar √© levar dinheiro vivo pras viagens. Digo isso porque os cart√Ķes de d√©bito e travel cards (s√£o tipo um cart√£o de d√©bito, s√≥ que pr√© pagos) passaram a cobrar uma tarifa de 6,38% de iof, que at√© o final de 2013, era s√≥ 0,38%. Nos cart√Ķes de d√©bito a tarifa √© em cima de cada compra. Nos travel cards / travel money √© no momento da transfer√™ncia do dinheiro.

Por outro lado, andar com grandes quantias de dinheiro vivo pode ser perigoso. Imagina se você for comprar um celular ou laptop novos, além de roupas, make, e das despesas essencias da viagem. Não é recomendável ficar com toda essa grana viva.

Por isso, o que eu faço é dividir meu dinheiro.

Para alimentação + transporte + extra pra emergências eu levo em espécie.

Para compras e programas mais caros eu levo meu cartão de crédito e o de débito. Lembre-se de desbloqua-los antes de viajar. Ligue pro SAC do seu banco pra avisar o período que vai estar fora. Se você não fizer isso eles podem bloquear compras como medida de segurança anti-fraude.

Também levo um travel card que está associado a minha conta no banco. Se por acaso o cartão de débito não funcionar, eu posso transferir na hora, pela internet, o dinheiro da minha conta pro travel card. Era tão bom quando a tarifa era 0,38%. =( Eu só usava ele.

Travel cards que j√° tive e gosto

–¬†Global Travel American Express (n√£o √© coisa de rico, ele √© gr√°tis e se voc√™ tiver conta no Ita√ļ, pode transferir pra ele pela internet quando quiser)

Visa Confidence 

carteira-kipling-05

Vistos

Dependendo do país e do período que você vai viajar, você pode precisar de visto ou não.

Falando rapidinho dos países mais comuns

EUA

Turistas precisam sair do Brasil j√° com um visto ‚Äúpr√©vio‚ÄĚ valido por 10 anos. Mas ele n√£o te garante entrada no pa√≠s ainda. Quando chegar, voc√™ ainda vai passar por uma entrevista na imigra√ß√£o do aeroporto e l√° eles te liberam ou n√£o pra entrar.

Veja informa√ß√Ķes detalhadas sobre como pedir teu visto no site oficial.

Europa

A os países da União Européia não exigem visto prévio para brasileiros que vão passar 3 meses ou menos turistando por lá.

Quando você chegar no aeroporto vai passar por uma entrevista com a imigração (como nos EUA) e na hora eles carimbam teu passaporte autorizando ou não a entrada. Se você for fazer mochilão em vários países, a cada destino você vai passar pela imigração novamente.

 

Vacinas

EUA e Europa não exigem vacinas na hora da imigração.

Mas eu j√° fui pra Jamaica e tive que tomar a de febre amarela. Veja com anteced√™ncia se o seu destino exige vacina no site da Anvisa pra pegar todas as infoma√ß√Ķes.

Seguro sa√ļde

Pra qualquer viagem internacional √© recomendado que voc√™ fa√ßa um seguro sa√ļde. Por precau√ß√£o e pra evitar dores de cabe√ßa maiores, sabe? Mas na Europa o seguro √© uma exig√™ncia e tem que ter uma cobertura de 30.000 euros.

Antes de fazer seu seguro, pesquise. Veja se o seu cartão de crédito oferece seguro gratuito ou algum desconto em seguradora conveniada.

Se n√£o, veja pelo menos umas 2 ou 3 op√ß√Ķes de seguradoras e seus or√ßamentos. Cuidado pra n√£o acabar economizando demais no valor e ficar com uma cobertura muito pequena.

Se viajar pra Europa, já sabe. Se for para os EUA / América do Sul recomendo uma de 20.000 dólares ou mais. E se for praticar esportes radicais, verifique se a seguradora cobre este tipo de atividade.

Leia as cl√°usulas com calma antes de fechar. Com sa√ļde n√£o se brinca, viu?

Alguns seguros que j√° fiz e gosto:

–¬†Mapfre¬†

–¬†Porto Seguro¬†

–¬†Mondial

РSeguradora para esportes radicais: World Nomads 

carteira-kipling-04

carteira-kipling-02
Passagem e reservas

Imprima tudo e leve com você. Você não sabe se vai ser fácil se conectar a internet quando chegar, então garanta a papelada mais importante impressa. E isto inclui:

– Informa√ß√Ķes de como acionar o seguro sa√ļde

– Passagem ida e volta

– Voucher do hotel ou albergue

РVoucher de aluguel de carro (se você tiver)

– Mapa e instru√ß√Ķes do aeroporto para o local onde voc√™ vai se hospedar

Telefones √ļteis

√Č bom ter sempre a m√£o o endere√ßo e telefone de locais que voc√™ pode acionar se precisar.

– Ambul√Ęncia
РPolícia
– Bombeiros
– Embaixada e consulado do Brasil da cidade
– Seu hotel
– Contato no Brasil

Ufa!

Parece muita coisa, mas quando você vai acompanhando pela checklist fica tranquilo de não esquecer nada. Agora é só botar tudo na carteira e relaxar.

Ahhhh e a carteira linda das fotos √© o¬†modelo ‚ÄúBrownie‚ÄĚ, cole√ß√£o Partylicious. Como tudo da Kipling, ela √© cheia de espa√ßo e compartimentos. Eu gosto muito destes modelos grand√Ķes, mas tem de tudo quanto √© tamanho, jeito e cores. ;)


Comente!