Correspondente Kipling

Dicas para quem quer ler livros em inglês

8 de março de 2014

IMG_4479

 Quem me acompanha no A Series of Serendipity sabe que já faz um tempo que tenho indicado (no blog e no youtube) alguns livros em Inglês. Bom, desde que comecei a fazer isso, duas coisas aconteceram: 1. eu me apaixonei cada vez mais pela língua inglesa e 2. pessoas me pediram dicas de como ler em inglês. Pensando nisso, resolvi montar uma lista com algumas dicas e compartilhar com vocês:

1. Confie na sua capacidade, não tenha medo de tentar e não desista na primeira dificuldade. Ninguém nasceu sabendo ler, certo? Isso é algo que aprendemos com muito esforço e dedicação.

2. Comece lendo autores que voc√™ j√° leu em Portugu√™s, pois assim voc√™ j√° tem uma certa familiaridade com a escrita. N√£o precisa ler necessariamente um livro que voc√™ j√° tenha lido, mas se quiser, isso tornar√° a sua leitura ainda mais f√°cil porque voc√™ poder√° fazer associa√ß√Ķes com o que lembrar da hist√≥ria.

3. Assim como em Português, há vários níveis diferentes de Inglês. Comece procurando livros de nível mais fácil. Tentar começar a ler em inglês com um autor mais antigo (de outro século, por exemplo) não é uma boa ideia, pois muitas vezes eles usam palavras com as quais não estamos acostumados. A medida que você for ganhando segurança, comece a ler livros de nível médio e difícil.

* Dica extra: para pegar dicas de livros com nível fácil, médio ou difícil pesquise blogs literários brasileiros que indicam/resenham livros   em inglês como o Amount of Words da Giu Fernandes.

4. Antes de comprar um livro, folheie e leia a primeira página. Se você tiver muita dificuldade, não compre ou, se comprar, não comece lendo por ele para não ter o risco de desistir.

5. Nada de ficar procurando todas as palavras no dicionário, porque isso só vai te estressar e tornar a leitura uma atividade chata. Sublinhe caso você não entenda alguma(s) palavra(s) e depois leia a frase (ou o parágrafo) inteiro para tentar entender pelo contexto. Caso não consiga, procure no dicionário e anote a sua tradução.

6. Nos livros mais contempor√Ęneos, muitas vezes encontramos palavras/express√Ķes que n√£o s√£o encontradas em um “dicion√°rio normal”, mas nada de se desesperar. Felizmente existe o¬†Urban Dictionary¬†para nos ajudar nessas horas!

7. Nada de ler traduzindo para o Português. Tente pensar em inglês porque assim você vai ficar cada vez mais familiarizado com o idioma.

8. Tente estabelecer uma meta diária como por exemplo um capítulo por dia, porque assim você vai ter um contato mais direto com o idioma.

9. N√£o deixe para amanh√£ ou semana que vem! Comece hoje mesmo escolhendo um livro legal para ler :)

* Sugest√Ķes de livros *

IMG_4480

 1. Eleanor & Park (já foi publicado em Português): resenha em texto e fotos

2. The statistical probability of love at first sight (já foi publicado em Português): resenha em texto e fotos

3. Meant to be: resenha em texto e fotos e resenha em vídeo

4. The Hunger Games (já foi publicado em Português): resenha em texto e fotos

5. Cat Vs Human: resenharei em breve no A Series of Serendipity

E aí, alguém tem mais alguma dica?

Obrigada por tudo, pessoal!

xoxo

Melina

A Mel √© Correspondente Kipling e traz posts incr√≠veis para o blog oficial da Kipling. Dona do A Series of Serendipity, a Mel √© sonhadora, adora fotografar e mostrar a todos como v√™ o mundo de um jeito √ļnico e especial. Tem um cachorrinho fofo, o Spock, e adora livros, m√ļsicas e decora√ß√£o.
Siga a Mel no Instagram e curta o A Series of Serendipity para acompanhar todas as novidades (:

Melina Souza

A Mel √© Correspondente Kipling e traz posts incr√≠veis para o blog oficial da Kipling. Dona do Serendipity, a Mel √© sonhadora, adora fotografar e mostrar a todos como v√™ o mundo de um jeito √ļnico e especial. Tem um cachorrinho fofo, o Spock, e adora livros, m√ļsicas e decora√ß√£o.

Saiba mais em: Blog, Facebook, Instagram.


Comente!

            

  • Nanda'
    9 de março de 2014 às 15:21

    Amei o post Mel! Em breve quero começar a ler livros em inglês, e as suas dicas me ajudaram muito. Os livros da série Diário de um Banana também são ótimos para ler em inglês :)
    Beijos <3

  • Bruna Scremin
    11 de março de 2014 às 15:45

    Amei a dica Mel, encontrei exatamente o que estava pesquisando :D

  • Raphaella
    16 de março de 2014 às 16:03

    Eu estou fazendo curso de inglês e já estou no segundo nível (são 6) e já estou entendendo, hum, alguma coisa de inglês. Tenho muita curiosidade em ler livros em inglês, mas sempre que tento, tem uma palavra ou outra que eu não sei, e é bem chato ficar toda hora interrompendo a leitura para consultar o dicionário, mas seu post me motivou a tentar. Obrigada, Mel. Amo seu blog!

  • Pingback: Blog da Kipling - Livros que v√£o virar filmes

  • Clara
    8 de agosto de 2014 às 11:00

    Bem, esse post √© antigo, mas eu gostaria de recomendar um livro mesmo assim haha. Os livros da Sophie Kinsella n√£o s√£o dif√≠ceis de ler, e pela linguagem ser leve e divertida, fica ainda melhor! Eu sugiro o livro “I’ve got your number”, mas como estilo de narra√ß√£o √© o mesmo em todos os livros, acho que d√° para ler outros t√≠tulos da autora sem problemas.
    Espero ter ajudado alguém :)

    ellesautille.wordpress.com

  • Bruno
    9 de setembro de 2014 às 22:40

    Simplesmente incrível o seu blog, e essa matéria, foi ótima para mim, pois sempre tive vontade de está lendo livros em inglês, mas sempre tive receio, agora, depois dessas dicas irei tentar ler, muito obrigado pela dica que disponibilizou aqui no seu blog.

    Caso tenha interesse, d√° uma passadinha no meu blog: http//mundonerdseotakus.blogspot.com
    Espero n√£o incomodar !

  • Luis Fernando
    6 de novembro de 2015 às 2:09

    Um dos melhores livros que li em inglês foi Ring:
    http://lufemas.com/resenhas/ring-koji-suzuki-livro/

    Outro foi Divergent:
    http://lufemas.com/resenhas/divergent-veronica-roth-divergente/

  • Pingback: Blog da Kipling - 10 coisas que voc√™ precisa fazer antes dos 20 e poucos anos