Correspondente Kipling

Como deixar o seu trabalho mais gostoso

9 de fevereiro de 2017

Acho que uma dúvida que toda a nossa geração (a gente é Millenial ou Y? eu me confundo com todas as letras!) tem é como ser feliz no trabalho. Por mais que eu ache que exista todo um discurso muito idealizado com o tal ‘faça o que você ama’ e que essa é saída pra você ser feliz enquanto trabalha, eu acho que não é bem por aí que a coisa funciona.

Tipo, todo mundo quer se sentir útil, todo mundo quer o seu lugar no mundo e por aqui as coisas funcionam através do trabalho. Se a gente passa a maior parte da nossa vida trabalhando, então porque tem que fazer isso infeliz? Mas não depende só de fazer algo que você gosta, todo o trabalho tem seus ônus e bônus, a parte divertida e a parte chata de ficar atualizando as planilhas no Excel (sou de humanas, gente, não me dou bem com números!).

Então, dá pra ser feliz no trabalho? Dá sim, senhor, mas é preciso uma mudancinha básica de foco. Assim ó:

1.Lembre-se do ‘porquê’

Por que você faz o que faz? Lembra quando eu fiz um post aqui pra Kipling falando sobre a importância de ter um propósito pra fazer as coisas? Então, é aí que ele entra. Quando a gente cai na rotina e na coisa mecânica, esquece que tem todo um porquê da gente fazer as coisas e as tais planilhas. Qual é o seu? Quem você ajuda com o que faz?

2.As pessoas precisam de você!

Sabe quando você pensa assim ‘ai, eu sou super substituível no trabalho’? Pode até ser verdade, mas se você está aí ainda é porque as pessoas precisam de você. É simples assim. Lembre-se que você é necessária e que o que você faz é importante para os outros em algum nível. Caso contrário, você nem estaria aí, né?

3.Intercale as coisas legais e as mais maçantes

É normal de todo trabalho ter uma parte mais burocrática. Tipo fazer reunião de metas. Mas com certeza também tem coisas que você gosta de fazer. Intercale as coisas gostosas com as mais maçantes – ser organizada ajuda MUITO nessa tarefa – para deixar o seu dia mais gostoso. Se você deixa pra fazer tudo o que é chato de uma vez só, vai entrar naquela sensação de que não queria fazer nada disso e jogar tudo pro alto. Não dá, né?

kipling-7

4.Faça uma pausa para o café

Uma das partes mais gostosas do meu dia é quando eu paro pra tomar um chá de tarde. Lá pelas 16h30 eu saio do computador, esquento a água e escolho um chazinho gostoso pra tomar. É uma hora que eu desconecto, estico as pernas, me alongo (eu faço isso mais vezes durante o dia também), recarrego as energias e volto com a minha canequinha pro trabalho. Fazer pausas é muito importante e um detalhe muito desvalorizado da rotina de trabalho. Você só consegue manter o foco mesmo se der pausas pra sua cabecinha espairecer.

5.Não se deixe levar pelas preocupações

Sim, sim, eu sei que isso parece completamente impossível quando você tem mil deadlines pra cumprir, mas vale a pena você se policiar pra não ficar tão louca nas preocupações que esquece o que você tem que fazer. Quando a pressão é muito grande, parece que a gente fica sem nem saber por onde começar. Aí é o momento de fazer uma pausa (*piscadinha*), respirar fundo e ver o que é mais importante de ser feito no momento. Acredite, tem uma ordem para as coisas serem feitas, você só precisa encontrar qual é.

 

Parece tudo bem simples, né? E é mesmo. Não tem mágica em ter uma rotina de trabalho gostosa. Você precisa olhar para o que sente e perceber que tem coisas legais na sua rotina. É só treinar o olhar para vê-las mais claramente. ♥

Maki De Mingo

Eu escrevo e tomo chá. E escrevo. E tomo chá. E no meio tempo sou a louca do bullet journal e da cultura coreana. Tento colocar em palavras o propósito da vida (spoiler: é o amor).

Saiba mais em: Blog, Facebook, Twitter, Instagram.


Comente!