Correspondente Kipling

Cidades turísticas de Goiás

21 de março de 2013

Com o feriado da Semana Santa se aproximando, vai a dica de 3 destinos bem bacanas em Goiás. O principal destaque do turismo por aqui é o ecológico. A região de Goiás é coberta pelo cerrado com inúmeras grutas e cachoeiras. Uma biodiversidade que atrai turistas do mundo todo! Vamos conhecer?

Turismo Histórico: Cidade de Goiás

A Cidade de Goiás foi capital do estado até 1933 quando transferiu-se para Goiânia. Foi declarada em 2001 como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Seus moradores ainda põem cadeiras na porta de suas casas e batem papo com os amigos. Os sinos da igreja ainda são um meio de comunicação, mesmo em era da internet, de acordo com os repiques e tons do sino anunciam missas, casamentos etc. Para quem gosta de aventura, lá há trilhas que levam a cachoeiras e ao Morro das Lajes (melhor local ever para ver o pôr do sol).

Na Semana Santa em especial tem a tradicional Procissão do Fogaréu realizada na quarta-feira Santa, e que começa às 00h. Toda iluminação pública da cidade é apagada e ao som de tambores, mais de 15 mil pessoas acompanham os 40 farricocos que vão à frente carregando tochas, vestidos de indumentária especial pelas ruas da cidade, passando por algumas igrejas, encenando a morte de Cristo.

A cidade é famosa por ser também a terra natal da famosa escritora e doceira goiana, já falecida, Cora Coralina que entrou para história da literatura brasileira  com lindos poemas. Toda sua história pode ser contada na sua famosa Casa da Ponte em Goiás. Quem for na cidade também não poderá deixar de experimentar o famoso empadão goiano. Uma torta salgada típica de Goiás com recheios variados, mas não podem faltar o frango, queijo minas, a guariroba e a azeitona.

Na Cidade de Goiás, opte por uma bolsa transversal, como a Garan, para que você fique mais a vontade para andar e visitar os vários museus e ruas históricas.

Turismo Ecológico: Pirenópolis

Pirenópolis é outra cidade histórica tombada como conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico em 1989 pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional pelo vasto patrimônio histórico, com suas ladeiras e ruas de pedra. Ela tem a presença de centenas de cachoeiras que já foram estrelas de filmes, seriados e novelas globais. Parada obrigatória para os amantes da natureza.

A cidade possui uma vasta reserva de matéria-prima para a exploração mineral do quartzito, rocha muito usada na construção civil, especialmente para pisos exteriores. Seu folclore gira em torno das Cavalhadas, atividade que gira em torno da representação equestre de uma luta entre mouros e cristão pelo domínio da península Ibérica durante a Idade Média (a festa dura cerca de 20 dias e é realizada no mês de maio).

Como na cidade de Pirenópolis os passeios são bastante cansativos, o ideal é uma mochila (para ficar com as mãos livres), para levar boné, bolachas e água. Eu indico a Yoninah, que é super prática!

Turismo: Caldas Novas

Caldas Novas é umas das cidades turísticas mais visitadas do Brasil pelo seu parque hidrotermal (considerado o maior do mundo). Lá, as águas brotam do chão em temperaturas que variam de 20° a 60°.  Este é um destino para quem quer descansar e fugir do estresse. Lá possui grandes hotéis maravilhosos, onde você pode passar o dia e a noite curtindo as águas quentes. A 27 km de Caldas Novas fica a cidade de Rio Quente por onde corre o maior rio de água termal do mundo! E também fica a conhecida mundialmente Pousada do Rio Quente, com vários parques aquáticos dentro de seu complexo.

Quem for para Caldas Novas vai precisar de uma mala, onde o biquíni, a canga e protetor solar não podem faltar. Eu super indico a malinha Moken, que tem o tamanho de uma mala de bordo, é linda – olha só essas listrinhas, quanto amor! – e vem com uma nécessaire fofa.

Ainda temos o turismo religioso na cidade de Trindade e o turismo exotérico na cidade de Alto Paraíso. Se tiver um tempinho, passe por lá também!

Beijinhos e até a próxima!
A Dani é a Correspondente Oficial da região Centro-Oeste. Gosta de moda, maquiagem, cachorros e samba. Ela comanda o Enter na Moda, onde posta tendências, dicas de beleza e looks do dia super inspiradores.

Siga a Dani no Twitter e curta o Facebook do Enter na Moda para acompanhar todas as novidades (:

Kipling

Saiba mais em: .


Comente!