Correspondente Kipling

7 motivos para começar a fazer trilhas

7 de fevereiro de 2017

Faz pouco tempo que eu comecei a fazer trilhas, ou “trekking“, mas foi um amor √† primeira caminhada. Com a nossa vida corrida, cada vez mais temos buscado aquela folga ou viagem com momentos de tranquilidade, cabe√ßa longe dos problemas e contato com a natureza. E as trilhas s√£o √≥timas para tudo isso!¬†Ent√£o quero compartilhar com voc√™s 7 motivos para come√ßar a fazer trilhas j√°!

Simplificar

Minhas viagens rendiam malas enormes, com coisas desnecess√°rias que s√≥ ocupavam espa√ßo. Mas com planejamento, d√° para simplificar a bagagem e tirar um bom peso das costas – e √†s vezes tamb√©m da consci√™ncia. Na trilha somos obrigados a desapegar, porque temos que carregar apenas o necess√°rio para n√£o cansar mais com o peso da mochila. Dependendo do tempo, do destino e da dificuldade, precisamos de coisas diferentes, mas alguns itens s√£o essenciais: √°gua, repelente, protetor solar, lanchinhos, lanterna, mapa/b√ļssola, celular para contato e kit de primeiros socorros. E vista sempre roupas confort√°veis e bom sapato de caminhada/trekking.

O que levar em uma trilha (2)

Desafiar seus limites

Todos n√≥s temos limites f√≠sicos e mesmo psicol√≥gicos que podemos entender e enfrentar em trilhas. Eu consegui entrar uma cavernas mesmo com medo de lugares apertados; ca√≠ e machuquei na cachoeira, mas consegui voltar; entrei na √°gua gelada em um dia muito frio; caminhei mesmo com as pernas n√£o aguentando mais de dor. Tudo isso √© um exerc√≠cio de autoconhecimento e de como lidar com as frustra√ß√Ķes e limita√ß√Ķes. Comece com uma trilha de n√≠vel f√°cil e v√° aumentando a dificuldade aos poucos.

Motivos para começar a fazer trilhas

Melhorar o condicionamento físico

Quanto mais praticamos caminhadas, melhor fica o nosso preparo físico e respiração para a próxima trilha e mesmo para as atividades cotidianas. Pedalar e fazer exercícios de fortalecimento das pernas pode ajudar muito como preparação. Eu não estou frequentando academia, mas fujo um pouquinho do sedentarismo com aplicativo de 7 minutos de treino por dia e usando as escadas do prédio, são medidas simples para não ficar parado. Alongar depois da trilha também é essencial para aliviar dores nos dias seguintes.

Motivos para começar a fazer trilhas

Curtir com os amigos

Trilhas sempre rendem hist√≥rias pra contar, mesmo que sejam de perrengues e¬†situa√ß√Ķes engra√ßadas – na maior parte das vezes s√£o! Haha. E com amigos tudo fica mais divertido, n√©? No esfor√ßo e nas necessidades, √© √≥timo ter pessoas com quem contar e tamb√©m estar disposto a ajudar. Todas as trilhas que eu fiz foram com amigos, meu marido ou pessoas que encontrei no caminho e indico demais ter companhia, at√© por quest√£o de seguran√ßa.

Motivos para começar a fazer trilhas

Ter um tempo pra você

Mesmo nas trilhas em grupo ou com um(a) companheiro(a), o foco na caminhada e o ambiente tranquilo d√£o abertura para pensar na vida. Eu sempre me pego refletindo sobre as minhas prioridades, planos, prop√≥sitos.. Ou s√≥ tendo aquele tempo para esvaziar a cabe√ßa das preocupa√ß√Ķes. A correspondente Taty fez um post sobre¬†3 apps de medita√ß√£o para deixar a vida mais leve, s√£o uma √≥tima dica para meditar em trilhas.

Trilhas pelo Brasil

 

Ter contato com a natureza

O barulho dos bichos, o cheiro das √°rvores e da terra, a umidade e todas as sensa√ß√Ķes de estar em uma trilha s√£o demais. A maior parte de n√≥s vive e trabalha em cidades com pouco contato com a natureza, ent√£o uma atividade assim pode ser libertadora. E lembre de sempre deixar a trilha como voc√™ encontrou! Carregue seu lixo e mantenha as √°rvores no seu estado natural, sem riscar, arrancar galhos ou qualquer coisa que v√° depredar o meio ambiente.

O que levar em uma trilha?

Conhecer lugares incríveis

O processo de fazer um trilha é maravilhoso por todos os motivos que eu já falei, mas não dá para negar que o mais legal é a recompensa no final: aquela paisagem maravilhosa, um banho de cachoeira, a vista de cima da cidade. Eu sempre fui muito urbana, até fazer a minha primeira trilha. Então te aconselho dar uma chance mesmo que não curta tanto atividades na natureza, pode ser uma forma de descobrir o aventureiro em você! ♥

Motivos para começar a fazer trilhas

Katarina Holanda

A Kat √© fot√≥grafa, dona do Outro blog e m√£e do pug Bacon. Pernambucana morando no interior de SP, ela acredita que o lar est√° nas rela√ß√Ķes e sensa√ß√Ķes. Ama comer, viajar e domingo no sof√° com filmes, jogos e s√©ries. ‚ô•

Saiba mais em: Blog, Facebook, Twitter, Instagram.


Comente!