Correspondente Kipling

5 dicas para fotografar objetos

17 de janeiro de 2017

Aprender mais sobre composições de objetos em fotos se tornou uma das minhas metas para 2017 – e uma das coisas mais legais desse estilo de fotografia, é que ela é adaptável. Dá pra aproveitar o que temos em casa (coisas que usamos e gostamos) e criar fotos interessantes, como também dá pra comprar coisas baratinhas pra usar como fundo. Eu, por exemplo, não sou o tipo de pessoa que coleciona coisas fofas (tipo funkos e outros bonequinhos, livros com capas bonitas e etc, sou #team leitores digitais), mas sou do tipo que bebe muito café, adora fotos com flores e câmeras, então minhas composições sempre incluem esse tipo de coisas.

M A T E R I A I S

5 dicas para fotografar objetos

Começando com o fundo, que será a base da foto. Na primeira imagem dei  alguns exemplos de materiais que encontramos em papelarias pra usar: ISOPOR, que eu particularmente gosto bastante pra colocar como base / CARTOLINA + COLOR SET, que além de baratinhos e maleáveis, possuem uma enorme quantidade de cores e estampas / E.V.A, que é um pouco mais caro que os demais (a folha custa cerca de R$ 5,00), mas é muito mais resistente – comprei um prata e um preto, ambos com glitter de um lado e lisos do outro, ou seja, dá pra usar os dois lados e criar duas texturas diferentes usando a mesma folha / SEDA, que é o papel menos resistente e mais descartável por amassar muito, mas adorei essa cor dourada e quis montar fotos utilizando ele.

 

C O M P O S I Ç Õ E S

COMPOSIÇÕES DE OBJETOS (2)

Pra compor fotos é muito legal pensar no objeto principal da sua foto e buscar outros elementos que conversem com ele, depois mudar tudo de lugar algumas vezes até chegar em um resultado interessante. Na primeira,  usei a placa de isopor branca como base, deixando a foto mais clean – essa foto  diz muito sobre meu trabalho no dia a dia: caderneta, caneta + lapiseira, café e celular / Na segunda, criei o fundo usando a parte sem glitter do meu E.V.A preto, além de colocar o papel seda dourado no cantinho pra ~colocar uma corzinha – usei a câmera pra compor essa foto do livro, já que ele fala sobre fotografia / Na terceira, usei a placa de isopor e criei uma textura diferente, colocando o color set com bolinhas por cima dela – usei minha caderneta pra dar uma cozinha embaixo, e minha agenda semanal por cima. Na hora de montar composições é interessante usar um fundo que dê contraste com os objetos que vai fotografar, assim eles ficam em destaque :)

 

 N G U L O S

COMPOSIÇÕES DE OBJETOS (3)

Além das fotos tradicionais feitas de cima, mudar o ângulo também pode ser muito interessante. Na primeira foto montei um fundo infinito usando o E.V.A prata: coloquei ele na vertical, encostado na parede (pode prender com fita adesiva caso seja necessário) e fotografei de frente, na mesma altura que o objeto está – esse método é ótimo pra fotografar objetos pequenos (como maquiagens) já que além de ficarem mais destacados, dá a impressão de que são maiores se estiverem mais à frente do que os demais objetos / Na segunda,  usei o isopor como base de apoio para os livros e coloquei o papel color set encostado na parede, assim o fundo da foto ficou diferente e a parede do quarto não apareceu / Na terceira,  também usei o isopor como base (que uso muito, como podem ter reparado, haha) pra criar uma atmosfera mais clean e tirei a foto de cima, mas usando um ângulo mais inclinado.

 

M I N I M I Z E

COMPOSIÇÕES DE OBJETOS (4)

Falei ali em cima sobre buscar objetos que conversem entre si na hora de criar composições, mas minimizar também pode ser uma ótima ideia. Usar só um objeto principal no centro e criar uma foto mais limpa pode ser bem interessante, passa um ar minimalista na sua fotografia, além de todo o foco ficar no seu objeto principal. Na primeira foto usei uma coberta cinza (que já estava na cama) pra fazer a foto com a caneca de café / Na segunda, usei  um  lençol branco e uma plantinha que achei perdida em casa / Na terceira, estava passeando pela casa modernista, achei esse piso bonito, então aproveitei pra colocar minha câmera no chão (junto com outa plantinha que encontrei por lá) e fotografar com o celular.

 

I N S P I R A Ç Õ E S

COMPOSIÇÕES DE OBJETOS (5)

Criar composições interessantes pode não ser algo muito fácil no começo, mas é só treinar pra pegar o jeito da coisa. Algo muito legal é sempre procurar inspirações, por isso, selecionei três feeds que mandam muito bem nesse quesito. O primeiro é da Andrea, cheio de fotos delicadas. O segundo, da Clayci, que ama o universo geek e fotografar toys. O terceiro é da Sammy, cheio de livros e bons cafés.

/

Espero que tenham gostado do post!

Beijos,

K.

Karine Britto

Eu sou a K. Arquiteta, paulistana, apaixonada por fotografia, viagens & bons cafés. 90's, ariana doida e mother of cats ♥

Saiba mais em: Blog, Facebook, Instagram.


Comente!

            

  • Jessica Almeida
    17 de janeiro de 2017 às 14:07

    Seria esse um esbulhos post e que me deu inspiração? Seria sim! Hahaha amei as dicas

    • Jessica Almeida
      17 de janeiro de 2017 às 14:07

      Maravilhoso post***