Correspondente Kipling

4 dicas infalíveis para ser mais organizada no trabalho

13 de dezembro de 2016

Tem mais ou menos dois anos desde que eu deixe pra tr√°s essa vida de carteira assinada e me arrisquei no mundo do freelancer. At√© agora, tem dado certo (ainda bem!) e, entre erros e acertos, eu aprendi muita coisa sobre a import√Ęncia da organiza√ß√£o na hora de trabalhar.

A gente tem o costume de subestimar o quanto ser organizada melhora o nosso dia a dia, e acha que essa rotina ‚Äėcertinha‚Äô √© s√≥ pra algumas pessoas muuuito bem resolvidas. Se eu sou bem resolvida ou n√£o, isso ainda √© question√°vel, mas √© fato que eu precisei aprender, na marra, a me organizar para dar conta do trabalho.

Então, pensei em dividir com vocês algumas dicas para ajudar nesse processo, quer você tenha um rotina sem amarras ou no modelo tradicional:

1.Defina um hor√°rio de trabalho

Sim, pois √©. Uma das primeiras (e mais importantes) coisas que eu aprendi sobre trabalhar de casa √© que um hor√°rio de trabalho √©, tipo, essencial. N√£o s√≥ pra voc√™ saber exatamente quando conseguir falar com outras pessoas (como clientes, editores, empresas, etc ‚Äď nem todo mundo trabalha at√© a uma da manh√£ de uma segunda-feira), como tamb√©m para saber a hora de parar. Se voc√™ j√° tem um hor√°rio fixo de trabalho, aprenda a aproveit√°-lo o m√°ximo poss√≠vel, justamente para n√£o levar trabalho para casa. Se voc√™ n√£o tem um hor√°rio, crie um. √Č bom para voc√™ saber at√© que horas √© ‚Äėaceit√°vel‚Äô voc√™ dar o seu m√°ximo e, depois disso: descanso! Trabalhando no formato tradicional ou n√£o, voc√™ precisa saber quando √© hora de trabalhar e de descansar. Todo mundo merece de uma pausa em algum momento!

2.Tenha uma agenda

Acho que a pior coisa que voc√™ pode fazer √© tentar gravar todos os seus compromissos na mem√≥ria. Acredite, uma hora ou outra ela vai falhar, seja por estresse, cansa√ßo ou s√≥ porque voc√™ tem muita coisa para lembrar mesmo. Por isso, tenha uma agenda. Ela vai ser a sua melhor amiga na hora de marcar compromissos, deadlines, reuni√Ķes e at√© anota√ß√Ķes importantes. Eu uso um bullet journal (e ele at√© j√° virou post aqui no blog da Kipling!) e foi o que salvou a minha vida! Independentemente do formato, se √© de papel ou online, todo mundo precisa ter um lugar para anotar tudo sobre o dia a dia, saber as suas tarefas e n√£o ter problemas porque esqueceu aquela apresenta√ß√£o ou n√£o lembrava mais do telefone daquele cliente.

4 dicas infalíveis para ser mais organizada no trabalho

3.Saiba priorizar

Na hora que o bicho est√° pegando e temos um monte de coisa para fazer, √© muito normal bater aquele p√Ęnico e a gente n√£o saber por onde come√ßar. Por isso √© importante saber priorizar. Quando eu tenho um dia muito cheio, escrevo no meu bullet journal tudo o que tenho para fazer e a√≠ analiso cada tarefa para saber o que precisa ser feito primeiro. √Č uma quest√£o de calcular o que √© mais urgente e o que deve ser entregue mais r√°pido. Se surge alguma outra coisa durante o dia, eu sigo o mesmo protocolo: o que √© mais urgente? O que apareceu agora ou o que eu estava fazendo antes? E a√≠ vou levando o meu dia dessa maneira.

4.Divida tarefas em outras menores

Sabe quando voc√™ tem que escrever um relat√≥rio looooongo, mas n√£o tem ideia de como come√ßar e ainda tem milhares de coisas para fazer no mesmo dia? √Č a√≠ que entra esse ponto: se voc√™ sabe quando esse tal relat√≥rio tem que ser entregue (vamos supor, daqui duas semanas) ao inv√©s de tentar escrever tudo de uma tacada s√≥ e ficar procrastinando at√© o √ļltimo minuto, divida-o em outras tarefas menores. Por exemplo, hoje voc√™ escreve a introdu√ß√£o, amanh√£ voc√™ coloca no papel 100 palavras sobre o assunto, no outro dia mais 100. At√© terminar. Assim voc√™ n√£o fica desmotivada em ter que fazer tudo de uma vez e ainda consegue fazer o trabalho tranquila, sem se atropelar e atrapalhar outras tarefas do dia.

 

Você não precisa de muito para ser organizada, mas é preciso treino: no começo, pode dar uma baita preguiça de escrever o que você tem que fazer numa agenda ou montar um bullet journal, mas o hábito faz a perfeição, e depois de um tempo fica muito fácil determinar o que é prioridade e como dividir tarefas para tudo ficar mais prático.

O que vocês acham? Já tentaram algumas dessas dicas? Me contem nos comentários o que vocês acham!

Maki De Mingo

Eu escrevo e tomo chá. E escrevo. E tomo chá. E no meio tempo sou a louca do bullet journal e da cultura coreana. Tento colocar em palavras o propósito da vida (spoiler: é o amor).

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