Correspondente Kipling

4 destinos diferentes para conhecer no Rio de Janeiro

21 de fevereiro de 2017

N√≥s sabemos que o Rio de Janeiro tem cidades incr√≠veis al√©m da capital, seja no climinha mais frio da regi√£o serrana, como Petr√≥polis, Nova Friburgo e Teres√≥polis ou nas praias maravilhosas do litoral, como Cabo Frio, B√ļzios, Angra, Parati e muitas outras. Eu tive oportunidade de conhecer alguns destinos no Rio que eu n√£o vejo tanto em dicas de viagem¬†e quero compartilhar com voc√™s. :)

Praias de Arraial do Cabo no litoral norte do Rio - Regi√£o dos Lagos

Arraial do Cabo fica na Região dos Lagos do Rio e é conhecido como o caribe brasileiro, pelas suas praias deslumbrantes e de água cristalina. A cidade ainda mantém um jeitinho de aldeia de pescadores que me encantou e é um dos principais destinos brasileiros para prática de mergulho. Outra atividade muito procurada são os passeios de barco pela região, quando eu fui estava chovendo e não consegui fazer, mas são bem recomendados. As praias mais procuradas de Arraial são: Praia do Forno, a Praia do Farol e a Prainha do Pontal do Atalaia, Praia Grande e Prainha.

Penedo, Pequena Finl√Ęndia e cachoeiras

Penedo √© um distrito e parque ecol√≥gico do munic√≠pio de Itatiaia, a 170 km da capital, e √© a principal col√īnia finlandesa no Brasil. Algumas lojas e restaurantes seguem a arquitetura¬†caracter√≠stica, como o Shopping Pequena Finl√Ęndia. A gastronomia da regi√£o √© famosa pelos chocolates e pelas trutas, al√©m dos deliciosos pat√™s e geleias dispon√≠veis para prova e venda por toda parte. Pela regi√£o t√™m v√°rias trilhas,¬†cachoeiras e outras atra√ß√Ķes de aventura, algumas dentro da cidade mesmo com f√°cil acesso, como as Tr√™s Cachoeiras.

Praia de Costazul, Tocol√Ęndia e Lagoa da Coca Coca em Rio das Ostras

 

Rio das Ostras tamb√©m fica na Regi√£o dos Lagos do Rio, a 164 km da capital. Entre as praias mais conhecidas est√£o: Praia do Centro, Praia da Tartaruga, Praia do Bosque e Costazul. A Praia de Costazul tem¬†√°gua azul cristalina, uma boa estrutura para turistas e permite a pr√°tica de surfe. Nela fica tamb√©m a¬†Pra√ßa da Baleia, onde tem uma est√°tua de baleia Jubarte esculpida em bronze, e o Shopping¬†Tocol√Ęndia, com restaurantes e lojas de¬†produtos artesanais da regi√£o. Em Rio das Ostras tamb√©m fica a Lagoa do Iriri (foto da capa), apelidada pelos moradores de Lagoa da Coca-Cola pela sua √°gua escura em rela√ß√£o √† √°gua do mar, resultado da alta concentra√ß√£o de iodo. A cidade pode render √≥timos passeios e experi√™ncias.

Serrinha do Alambari e AMAN em Resende no interior do Rio

Resende √© conhecida por ser sede da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), escola de forma√ß√£o dos¬†oficiais do ex√©rcito. A AMAN tem visitas guiadas √† sua “Cidade Acad√™mica”, onde fica toda infraestrutura para os alunos, biblioteca e o¬†Museu Militar com acervo de quadros, fotos, m√≥veis, vestimentas, armas e objetos pessoais ligados √† hist√≥ria do Ex√©rcito Brasileiro.¬†Mas Resende √© muito mais que isso, a cidade tem muitas¬†montanhas, cachoeiras, rios cristalinos, fauna e flora. Resende¬†inclui v√°rios destinos para quem gosta de aventura, como o distrito Visconde de Mau√°, parte do Parque Nacional de Itatiaia e os Parques Municipais da Cachoeira da Fuma√ßa e da Serrinha do Alambari.

Vocês conhecem algum desses lugares? Indicam mais destinos legais para conhecer no Rio?

Katarina Holanda

A Kat √© fot√≥grafa, dona do Outro blog e m√£e do pug Bacon. Pernambucana morando no interior de SP, ela acredita que o lar est√° nas rela√ß√Ķes e sensa√ß√Ķes. Ama comer, viajar e domingo no sof√° com filmes, jogos e s√©ries. ‚ô•

Saiba mais em: Blog, Facebook, Twitter, Instagram.


Comente!

            

  • vict√≥ria
    22 de fevereiro de 2017 às 8:00

    Olá, só queria ressaltar que vocês escreveram errado, é Itatiaia ( porque ita=pedra, daí a origem do nome de lá, lugar de pedras, montanhas e muita cachoeira), lembrando também que a AMAN é a maior academia da América Latina. Bjss

    • 22 de fevereiro de 2017 √†s 9:26

      Oi, Victória! Tudo bem? Obrigada pela observação, eu digitei errado na primeira vez que citei. Fiz a correção. ^^ Beijo!