Correspondente Kipling

3 apps de meditação para deixar a vida mais leve

3 de fevereiro de 2017

Vivemos em um mundo cada vez mais rápido, agitado e, consequentemente, estressante. Não é atoa que a ansiedade foi considerada “o mal do século” e que vemos cada vez mais problemas de saúde sendo desencadeados por estresse. Para conseguirmos ter uma vida mais tranquila e equilibrada num mundo que está em constante movimento, devemos tomar algumas atitudes no nosso dia-a-dia que eliminem essa inquietação, essa angústia. E é aí que a meditação entra. Ela é uma poderosa ferramenta que pode nos auxiliar a ter uma vida mais equilibrada, além de ter diversos benefícios para a mente e para o corpo.

Meditação

Mas o que é meditação? Primeiramente devemos entender que existem vários tipos de meditação: meditação transcendental, meditação budista, meditação zen, meditação cristã, entre outros. Cada tipo de meditação tem sua origem em uma filosofia ou religião e pode utilizar técnicas distintas para alcançar objetivos distintos. Apesar disso, há alguns princípios básicos que a maioria das meditações usam, os quais explicarei brevemente neste post. É muito difícil escolher uma definição para meditação, até porque ela muda de acordo com seu objetivo. Quanto mais eu aprendo sobre o assunto, menos eu consigo definir a palavra “meditação”.

As meditações fazem-nos conhecermos melhor a nós mesmos e a realidade a nossa volta. Um dos mais comuns objetivos da meditação é a conquista da atenção plena. Para isso, devemos estar (de preferência) em um lugar calmo, numa posição confortável porém não desleixada. De pernas cruzadas com as mãos repousando sobre os joelhos ou até mesmo deitada com os braços e pernas esticados são boas posições para começar. A partir dai, feche os olhos e preste atenção na sua respiração, inspirando pelo nariz e expirando pela boca, num ritmo que lhe pareça natural. Tente focar no presente, no aqui e no agora. Preste atenção às sensações que percorrem seu corpo. Este é um bom lugar para começar.

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O relaxamento que sentimos após meditar é imediato, mas os reais benefícios da meditação apenas são sentidos com a prática regular. Alguns desses benefícios incluem: prevenção do estresse futuro e eliminação do estresse passado; diminuição da ansiedade; diminuição da pressão sanguínea; melhora do humor; aumento da criatividade; melhora do processo decisório; melhora no sono; entre outros.

Meditar não é tão fácil quanto parece para quem nunca o fez. Para quem quer começar nessa jornada, existem ótimos aplicativos com meditações guiadas, que nos auxiliam até conseguirmos meditar sozinhos. Neste post vou indicar 3 que eu testei e recomendo. Vamos lá?

Calm

Meditação

O Calm foi o primeiro aplicativo de meditação que eu baixei na vida. Na verdade, eu comecei a meditar ouvindo as meditações guiadas do site do Calm, quando ainda nem existia o app. O aplicativo é super fácil de usar! As meditações guiadas são em inglês, mas você não precisa ser completamente fluente para entender. O Calm tem uma série de meditações guiadas maravilhosa chamada “7 days of Calm”, que ensina o básico da meditação e como conseguir atenção plena (mindfulness). O app também tem outros tipos de meditações que são pagas, que você pode comprar por meio de uma assinatura mensal, anual ou vitalícia. Baixar: App Store | Google Play

Headspace

Meditação

O Headspace é um dos aplicativos de meditação mais famosos que existem (a lista de pessoas que usam o app inclui a nossa querida Emma Watson!). Ele também oferece meditações guiadas direcionadas a diferentes objetivos (saúde, esporte, relacionamentos, etc). Assim como o Calm, ele possui meditações pagas, que você pode adquirir por meio de uma assinatura mensal, anual ou vitalícia. Eu gosto muito dos dois aplicativos. Vale a pena baixar os dois e ver qual combina mais com seu estilo. Baixar: App Store | Google Play

Pacifica

Meditação

O Pacifica é um pouco diferente dos dois outros aplicativos mencionados. Ele não só oferece meditações guiadas, mas também um verdadeiro sistema de suporte para sua saúde mental e física. Com ele você consegue acompanhar seu progresso nas suas metas, o quanto de água você tomou, quantas horas de sono você teve, se você tomou sua medicação, entre vários outros. Além disso, ele conta com uma aba de comunidade na qual você pode se comunicar e trocar experiências com pessoas do mundo inteiro. É realmente incrível! Ele é um aplicativo bem completo e me ajudou bastante nos meus momentos mais ansiosos ou estressantes. O app também oferece opções pagas e assinaturas mensais e anuais. Baixar: App Store | Google Play

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Para falar a verdade, eu recomendo baixar os três aplicativos e usá-los em associação uns com os outros. Eles são ótimos individualmente e ainda melhores usados em conjunto!  Espero que tenham gostado do post e que ele tenha inspirado vocês a começar a meditar, nem que seja por 5 minutinhos por dia!

Vocês conhecem outros aplicativos legais de meditação? Deixem aqui embaixo nos comentários, vou amar ler e testar as indicações!

 

Tatyanna Gois

A Taty é brasiliense, estudante de Relações Internacionais e não vive sem uma xícara de café. Apaixonada por fotografia, maquiagem e livros, a Taty é viciada na internet e adora compartilhar dicas legais no seu blog ou nas suas redes sociais! ♡

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