Coisas que amamos

Bullet Journal: o que é e como usar?

28 de março de 2016

Eu sempre fui uma pessoa completamente dependente de agendas. Essas de papel, mesmo! Por mais que hoje em dia n√≥s tenhamos in√ļmeras op√ß√Ķes de aplicativos que prometem nos deixar mais organizadas, n√£o consigo n√£o usar nem que seja um caderninho para anotar as minhas a√ß√Ķes do dia a dia. Um dia eu descobri o fabuloso “Bullet Journal” e fiquei apaixonada tanto por sua funcionalidade quanto por seu design – e hoje quero apresentar esse m√©todo para voc√™!

Para uma introdu√ß√£o mais geral, o bullet journal √© um caderno onde voc√™ anota suas tarefas do dia e as organiza com uma metodologia criada pelo idealizador da ferramenta, Ryder Carrol. No site em que apresenta o Bullet Journal, ele ensina esse sisteminha “universal” que vai tornar suas a√ß√Ķes mais efetivas, ou seja, voc√™ pode usar qualquer caderno, o grande diferencial do BuJo (abrevia√ß√£o amor) √© sua funcionalidade.

9f42eca16d5cd58a05be8b41eb48bc81

COMO COMEÇAR?

Voc√™ precisa, antes de qualquer coisa, de um caderninho. Voc√™ pode usar qualquer tipo – no Pinterest voc√™ encontra de v√°rios tipos, mas a grande maioria s√£o moleskines com folhas quadriculadas. Toda p√°gina precisa de um t√≠tulo e de pagina√ß√£o, ou seja, se voc√™ come√ßar seu bullet journal hoje, o t√≠tulo ser√° “28 de mar√ßo de 2016” e a p√°gina ser√° n√ļmero 1. Depois, na hora de marcar suas tarefas, √© s√≥ usar a metodologia do Ryde, que √© basicamente assim:

Bolinha (‚ÄĘ): √© uma tarefa, seja ela qual for.
X: significa que a tarefa foi concluída.
Sinal de maior que (>): é usado para quando a tarefa tiver que ser encaixada em outra data
Sinal de menor que (<): é usado para quando a tarefa ganhou um novo prazo
C√≠rculo (‚óč): evento social, seja anivers√°rio do bff, jantar de neg√≥cios…
Travessão (-): uma nota solta, pensamento, enfim. Algo que não é uma tarefa, necessariamente.
Asterisco (*): quando uma tarefa é prioridade.

ORGANIZANDO SEU BULLET JOURNAL

Essa parte pode até parecer um pouquinho complicada, mas é ela que vai fazer com que você seja mais organizada e vai deixar seu bullet journal, de fato, eficiente. Você precisa montar sua Index page e organizar os módulos Future Log, Monthly Log e Daily Log. Calma que eu explico!

66bb558c7b7c22b000ef1b7fbc2507b4

Index page: é uma espécie de sumário para facilitar sua procura. Por exemplo, se você quer saber em quais páginas anotou sobre a monografia da faculdade, basta olhar a Index page. Vou fazer um exemplo de como ela tem que ficar:

INDEX
Monografia da faculdade: 1, 4, 5, 7
Março: 1 a 15
Future log: 5 a 7
Abril: 16 –

Future log: s√£o seus compromissos em datas mais distantes – por isso o nome “future” – que voc√™ sabe que vai rolar. Por exemplo: estamos em mar√ßo, mas voc√™ sabe que em maio ter√° que viajar para o anivers√°rio do seu sobrinho, ent√£o, voc√™ marca a data no seu future log de maio. √Č basicamente aquela parte de “calend√°rio” das agendas tradicionais.

Monthly log: assim como o future log, você vai anotar os compromissos que já foram marcados para aquele mês. Ryder também montou uma metodologia para você fazer seu monthly log, que é escrever todos os dias do mês em uma coluna e marcar o compromisso na frente. O exemplo é assim:

S 28: Postar no blog da Kipling
T 29:
Q 30:
Q 31: Fazer as compras da semana

Daily log: como o nome sugere, s√£o as suas a√ß√Ķes do dia e que ser√£o sinalizadas com os s√≠mbolos que coloquei l√°√°√°√° no comecinho.

No site do Ryder, ele fez um vídeo que te mostra que apesar de parecer complicado, o Bullet Journal é uma mão na roda, super fácil e inspirador. Olha só!

NA PR√ĀTICA

Quando você começar a usar o seu Bullet Journal, vai ficar um pouco obcecada pelo assunto Рvai querer deixá-lo lindo, vai querer indicar para todo mundo, enfim. Sei como é porque a paixão me pegou, tentei escapar e não consegui, por isso, vou indicar alguns blogs bem legais que compartilham seus bullets journals e que dão vááárias dicas para você. Olha só!

‚ÄĘ A Paula Abrah√£o contou sua experi√™ncia com o BuJo

‚ÄĘ As meninas da Capitolina ensinam voc√™ a fazer um tamb√©m

‚ÄĘ A Maki mostra tudo o que voc√™ precisa para come√ßar agora – e d√° at√© dicas de canetas, cadernos e etc!

Ali√°s, a Maki, do blog Desancorando, faz muuuitos posts legais sobre o assunto! D√° uma olhadinha!

cbda0b700146a4fc8cbc42aa588ba57a

Curtiu? Bora começar a semana com um Bullet Journal novinho? ♥ 

Beijo beijo e até o próximo post!

:: A foto da capa é da Paula Abrahão e todas as outras foram retiradas do Pinterest e estão em nosso board!

Comente!