Coisas que amamos

5 mulheres incríveis para você conhecer a história

8 de março de 2017

No ano passado, nós listamos cinco garotas que traduzem perfeitamente o conceito “Girl Power” para vocês conhecerem e acompanharem, lembram? (Se não lembra, clique aqui para ler esse post lindo). Hoje, em comemoração ao Dia da Mulher, nós listamos cinco mulheres que foram importantíssimas para a história da Educação, do Brasil e da Moda, que você precisa conhecer. Elas foram algumas das mulheres responsáveis para que hoje pudéssemos fazer as coisas que fazemos hoje (como usar calças, por exemplo) e como hoje, que é um dia em que fala-se muito sobre o #girlpower, conhecer ícones de resistência é não só interessante, como necessário. Chega mais!

Maria Quitéria de Jesus (1792 – 1853)

MariaQuiteria

Você gosta da história da Mulan? E se eu te contar que na época do “Brasil colônia” nós tivemos um caso semelhante? Pois bem! Maria Quitéria de Jesus foi uma militar que é conhecida nos livros de história como “a heroína da Guerra da Independência”. Para conseguir integrar a tropa que lutava contra os portugueses, na Bahia, ela teve que disfarçar de homem por vários meses e só depois ela foi reconhecida como “a primeira mulher a entrar em combate pelo Brasil”, em 1823.

Ada Lovelace (1815 – 1852)

AdaLovelace

Se você nunca ouviu o nome de Ada Lovelace, pode anotar, porque você vai querer saber muito mais sobre essa programadora que foi a primeira do mundo – muito antes do nossos computadores (como vemos hoje) existirem! A inglesa, que nasceu em 1815, era filha do escritor Lorde Byron e cresceu em um ambiente de intelectuais e estudiosos, como o inventor Charles Babbage. Os dois fizeram diversas anotações que, anos depois, foram descobertas por Alan Turing, que, assim, conseguiu criar os primeiros computadores modernos, em 1940. Incrível, não é? ;)

Marie Curie (1867 – 1934)

MarieCurie

Marie Curie foi a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel e, também, a primeira a ganhar dois prêmios Nobel em diferentes áreas. Marie era física e química e, apesar de ser uma aluna incrível, não pode fazer o ensino superior regular na Polônia porque, vejam só, apenas homens eram aceitos. Ela não só lutou contra essa imposição, como ganhou o prêmio mais importante do mundo. Tá bom, querida?

Coco Chanel (1883 – 1971)

CocoChanel

Nós já fizemos um post inteirinho sobre a musa Chanel aqui, mas é impossível não citá-la quando falamos sobre mulheres que marcaram seus nomes na história mundial, não é mesmo? Gabrielle Bonheur Chanel – que mais tarde seria conhecida como “Coco Chanel” – revolucionou o mundo da moda em uma época em que mulheres eram obrigadas a usar espartilhos e saia volumosas. Focando em mais conforto do que transgressão (mas fazendo as duas coisas, no final), a estilista colocou calças nas passarelas, apresentou a jaqueta de tweed às mulheres e cravou seu nome na moda, seja quando falamos sobre o pretinho básico, sobre o tradicional corte de cabelo ou sobre o icônico perfume.

Zuzu Angel (1921 – 1976)

ZuzuAngel

Mineira e a mais nova das nossas mulheres listadas, Zuzu Angel nasceu Zuleika Angel Jones e foi a primeira brasileira a levar suas composições para as passarelas de Nova York. Ela ficou famosa no Brasil, também, por conta do desaparecimento do corpo do seu filho, durante o período da Ditadura Militar. Como ela não podia falar sobre o assunto, por conta da censura e etc, ela usou sua moda para expressar seu manifesto, então, frequentava julgamentos usando roupas pretas e cinto com crucifixos, estampava peças com anjos amordaçados, pássaros engaiolados e outras coisas que representassem sua revolta com o caso. É possível conhecer um pouco mais sobre a história dela pelo filme homônimo, fica a dica.

/

Aqui no blog está cheio de posts sobre mulheres incríveis, como a Frida Kahlo, por exemplo. Aproveite o interesse e dê aquela fuçadinha básica por aqui. Tenho certeza que vocês vão adorar os nossos outros posts! ♥

Michele Santos

A Mih foi a I Correspondente Kipling do Sudeste e é dona do My Other Bag is Chanel, carinhosamente chamado de MOBIC. Ela é uma geminiana indecisa, não vive sem música e séries e, agora, também traz conteúdo para vocês! :)

Saiba mais em: Blog, Facebook, Instagram.


Comente!