Coisas que amamos

5 dicas para começar a desenhar

19 de julho de 2016

Somos apaixonadas por ilustra√ß√Ķes e se voc√™ acompanha o blog, j√° percebeu isso. A Mari, nossa Correspondente Kipling do Centro-Oeste, sempre trazia conte√ļdos muito legais sobre assunto; n√≥s j√° fizemos uma listinha com ilustradores incr√≠veis para voc√™ seguir no Snapchat e, recentemente, a Mel apresentou o trabalho da artista – e cunhada – aqui. Ou seja, bonitezas n√≥s temos de monte nesse blog. ‚ô• Aproveitando que muita gente j√° est√° em ritmo de Volta √†s Aulas e aproveitando para dar uma renovada no material escolar, hoje trouxemos algumas dicas de ilustradores para voc√™ desenhar melhor. Olha s√≥!

1- Imite seus ídolos

odamoura-ilustra

Essa dica √© do Oda Moura, que j√° apareceu aqui no blog no post dos perfis legais no Snapchat. Segundo ele, o tra√ßo de qualquer artista est√° sempre em transi√ß√£o e constante evolu√ß√£o, ent√£o, n√£o tem problema nenhum voc√™ come√ßar a atividade se inspirando em algu√©m que tenha um estilo que te agrade. Inclusive, essa dica foi dada tamb√©m no livro “Roube Como Um Artista“, j√° que o autor frisa que nenhuma reprodu√ß√£o √© 100% fiel, ou seja, voc√™ nunca conseguir√° fazer um trabalho sem colocar uma coisinha sua na obra.

2- Você não precisa investir em materiais caros, em um primeiro momento

ilustra-duds

A dica da Duds Saldanha √© para desencanar de materiais caros e evolu√≠dos se voc√™ est√° come√ßando agora. √Č claro que apostar em materiais incr√≠veis √© legal, mas se voc√™ est√° se interessando pela √°rea agora, foque nos estudos. √Č isso que vai te deixar mais animado, vai te inspirar e, consequentemente, apresentar os resultados que voc√™ procura.

3- Por falar em estudo… Ele n√£o tem fim!

ilustra-clau

Essa dica √© da ilustradora Clau Souza, em um post lindo que fez l√° no Follow The Colours. Sempre que nos colocamos √† disposi√ß√£o para fazer alguma coisa, estamos suscet√≠veis a adapta√ß√Ķes – sejam elas melhores ou piores, certo? Certo! Se voc√™ quer desenvolver o seu tra√ßo, aperfei√ßoar seu estilo e aprimorar suas t√©cnicas de coloriza√ß√£o, por exemplo, voc√™ precisa estudar. Estude as paletas usadas pelos seus ilustradores favoritos, analise tra√ßos, assista anima√ß√Ķes, consuma conte√ļdo. Estudar o que a gente ama √© t√£o gostoso quanto tomar sorvete no frio.

4- Carregue sempre um sketchbook com você

ilustra-yas

Essa dica é do Austin Kleon, que é autor do livro que já citamos, o Roube Como Um Artista. Desenhar está diretamente ligado a criação e, como bem sabemos, boas ideias não avisam quando vão aparecer Рe elas sempre surgem nos momentos mais importunos. Para evitar perdê-las, o artista dá a dica de você sempre levar um caderninho com você, dessa forma, você consegue anotar seus insights e focar neles sempre que possível. Diquinha de ouro.

5- N√£o se cobre tanto

ilustra-nay

Qualquer coisa que você começar hoje, ficará muito melhor com o passar do tempo, afinal, é o que é preciso para desenvolver habilidades. Hoje em dia, somos muito preocupados com tempo e imediatismos mas, quando falamos de arte, esse tipo de preocupação precisa parar de existir, afinal, tudo é um processo. A principal dica é: não se cobre. Conheça a atividade, o seu processo criativo, explore tudo o que você sente ao desenhar e o que te inspira, seja o gato da vizinha do andar acima, sejam os prédios que você observa diariamente no trabalho. Faça da atividade uma conexão com você mesmo e deixe os resultados para depois. Você vai ver como as coisas mudam de figura. ;)

Curtiu o post? ♥ 

Beijo beijo e até o próximo post!

Foto da capa: Melina Souza


Comente!